Eventos

Seminário “LiquidO: Visualisar as partículas fundamentais e os neutrinos em meio opaco”

Anfiteatro QA1.2, Torre Sul, campus Alameda

Dia 10 de outubro, às 12h, no anfiteatro QA1.2, Torre Sul, campus Alameda

Data: 10 de outubro
Hora: 12h
Local: Anfiteatro QA1.2, Torre Sul, campus Alameda

No próximo dia 10 de outubro, às 12h, terá lugar o seminário “LiquidO: Visualisar as partículas fundamentais e os neutrinos em meio opaco”, apresentado pelo Dr. Anatael Cabrera (IJCLab, Orsay, França).

O seminário é organizado pelo Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB) e tem lugar no anfiteatro QA1.2, Torre Sul, campus Alameda.

Resumo:
Durante décadas, a deteção de radiação tem sido fundamental para a humanidade, incluindo a base central experimental de grande parte da nossa compreensão do Universo.

A maioria das tecnologias de deteção baseadas em luz, como a popular cintilação, depende de um princípio implícito fundamental: a transparência total do meio, para que a deteção seja possível mesmo com um punhado de fotões. Esta condição torna-se difícil quando se consideram detectores de grande dimensão, como os utilizados na física de neutrinos. Grande parte desta tecnologia teve um sucesso histórico reconhecido, incluindo muitas descobertas e prémios Nobel.

No entanto, sabe-se que essa mesma tecnologia tem algumas limitações fundamentais, mesmo após cerca de 100 anos de maturidade rumo à perfeição.

De facto, para a identificação de partículas são necessárias configurações de blindagem pesadas e caras, incluindo, em alguns casos extremos, laboratórios subterrâneos profundos para mitigar o efeito dos raios cósmicos. Neste seminário, apresentarei pela primeira vez a nova tecnologia LiquidO, que depende fortemente da deteção de luz em meios “opacos”. O seu objetivo é permitir a criação de imagens de eventos de partículas subatómicas para que a topologia de eventos e o tempo rápido possam ser usados para fins de identificação de partículas, mesmo para energias inferiores a 1 MeV.

O seminário terminará com destaques das primeiras experiências baseadas no LiquidO, nomeadamente as experiências AntiMatterOTech (EIC+UKRI) e CLOUD.