Seminário@DEM – Luís Ferro

Técnico - Campus Alameda

“Relato da minha experiência na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil" - 13h30

• Data: 22 de junho 2022, quarta-feira
  • Hora: 13h30
  • Local: Pavilhão de Informática III, piso 0, anfiteatro FA3.

• Orador: Luís Ferro (professor associado, Universidade Federal Rural do Semi-Árido: UFERSA, Mossoró, Brasil*)

• Título: “Relato da minha experiência na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil

• Resumo:
Em junho do ano de 2010 iniciei a minha atividade profissional no Brasil. No período compreendido entre junho de 2010 e fevereiro de 2011 fui bolseiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na Universidade Federal do Ceará (Fortaleza). Em fevereiro de 2011 iniciei a minha atividade na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) onde fui admitido por concurso público como professor adjunto. A UFERSA tem a sua sede localizada na cidade de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte e possui, para além do campus da sede, mais três campi localizados em Caraúbas, Angicos e Pau dos Ferros. É uma universidade recente pois foi criada por Lei Federal em 2005. A UFERSA em particular e as universidades brasileiras em geral têm uma organização e um tipo de funcionamento bastante diferente das universidades portuguesas.
Neste seminário pretendo relatar a minha experiência na UFERSA, descrevendo o meu trajeto desde a minha admissão. Na introdução será descrito o processo de admissão de docentes nas universidades brasileiras em geral e na UFERSA com mais detalhe. Em seguida será referido o modo de organização e funcionamento da UFERSA. Farei uma descrição das minhas atividades na UFERSA no âmbito do ensino, pesquisa [investigação], extensão [ligação à sociedade] e administrativo.
Na atividade de investigação serão realçadas as atividades desenvolvidas no programa de iniciação científica da UFERSA, no âmbito da extensão as atividades da SAE Brasil (Society of Automotive Engineers, Brasil)- o projeto estudantil AeroDesign, e no âmbito administrativo na Comissão Permanente de Pessoal Docente.

• *Breve nota biográfica:
Luís Morão Cabral Ferro é professor associado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido no Brasil, onde exerce a sua atividade desde 2011, no Departamento de Engenharia e Tecnologia do Centro de Engenharias. Obteve a sua graduação em Engenharia Mecânica, ramo de Termodinâmica Aplicada, no Instituto Superior Técnico (Técnico) em 1981. Tem Mestrado em Transferência e Conversão de Energia pelo Técnico (1986) e Doutoramento em Engenharia Mecânica pelo Técnico, obtido em 2009. Iniciou a sua atividade após a conclusão do curso de Engenharia Mecânica no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do Técnico, onde foi assistente estagiário e assistente entre 1981 e 1992. Entre os anos de 1992 e 1999 exerceu a sua atividade em diferentes empresas tendo sido diretor da Soonda, Sociedade Portuguesa de Automóveis (Setúbal) e da  Atecnic, Atividades Técnicas Industriais. No período compreendido entre 1997 e 2010 foi professor da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS). Entre 2010 e 2011 foi bolseiro de pós-doutoramento do CNPq e da Funcap no Brasil.

Os “Seminários @ DEM” são promovidos pelo Departamento de Engenharia Mecânica.