Seminário@DEM – Luísa Coutinho

Técnico - Campus Alameda

“Lições de 45 anos de atividade profissional”. - 13h

No âmbito do Ciclo de “Seminários @ DEM” promovidos pelo Departamento de Engenharia Mecânica (DEM-IST), divulga-se a próxima sessão.

• 30 março 2022, quarta-feira, 13h – Presencial*

• Oradora: Luísa Coutinho (professora catedrática, IST/DEM-Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial; idMEC).

• Título: “Lições de 45 anos de atividade profissional”. (Lessons learned in 45 years of professional activity.)

• Resumo:
Alguns dos principais desafios que se apresentavam a um docente do DEM-IST nos anos 80 consistiam na falta de meios para se fazer trabalho de investigação, na inexistência de colaboração entre a universidade e a indústria e, para uma mulher, conseguir ser respeitada num mundo de homens.
E no quadro internacional, para uma portuguesa, não era também evidente como conseguir que o trabalho de investigação feito em Portugal fosse considerado suficientemente relevante para Portugal participar em projetos de I&D internacionais.
Alguns destes desafios mantêm-se hoje em dia, se bem que com um enquadramento diferente.
Neste seminário apresentam-se algumas das soluções encontradas, num percurso de mais de 40 anos, para ultrapassar estes desafios e realizar trabalho de qualidade reconhecido internacionalmente.

Mais informações (PDF).

*Local: Pavilhão de Informática III, piso 0, Anfiteatro FA3.