Campus e Comunidade

Professora Luísa Coutinho distinguida com doutoramento “Honoris Causa” pela Universidade de Aalto

A docente do Departamento de Engenharia Mecânica com um percurso notável e tem colaborado com a instituição de ensino superior finlandesa ao longo dos últimos 20 anos.

A professora Luísa Coutinho, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do Instituto Superior Técnico, foi recentemente distinguida com o grau de Doutor “honoris causa” pela Universidade de Aaldo. “É uma grande honra receber um doutoramento ‘honoris causa’ da Aalto University, que detém uma excelente reputação global nesta área”, assume a docente do DEM em jeito de comentário a esta distinção. “Sinto também que venci a luta que tive que travar para impor a voz de uma mulher de um pequeno país e do sul da Europa, num mundo técnico fortemente masculino e dominado por grandes países, e que valeu a pena. Esta distinção contribuirá certamente também para abrir a porta a muitas outras vozes, no futuro”, sublinha ainda.

Na atribuição desta distinção certamente deverá ter pesado os cerca de 20 anos de estreita colaboração da docente com a Universidade de Aaldo, pautada por iniciativas conjuntas internacionais que “contribuíram ao longo dos anos para o desenvolvimento de forma global da ciência e tecnologia da soldadura”, como salienta a docente do Técnico. “Mais recentemente, esta colaboração evoluiu para projetos de I&D [Investigação e Desenvolvimento], intercâmbio de estudantes e professores e também para o desenvolvimento de publicações conjuntas”, acrescenta a professora Luísa Coutinho. Como fruto desta estreita ligação, a docente do DEM recebeu, em 2016, o convite para participar no Scientific Advisory Board of School of Engineering da universidade.

Segundo a distinguida  é “expectável” que esta ativa colaboração tenha um peso relevante na atribuição deste grau pela universidade finlandesa. A docente refere, no entanto, que o trabalho que realizou a nível internacional nas últimas 3 décadas com diversas instituições e “que tem sido reconhecido um pouco por todo o mundo através de outras distinções que tenho recebido” também influenciou esta decisão da Universidade de Aalto.

“É sem dúvida o maior reconhecimento que um docente pode receber no âmbito da sua vida académica, uma vez que um doutoramento ‘Honoris Causa’ é, por definição, concedido a pessoas que se destacam na sua área de atividade e cujo mérito atinge um excecional nível de reconhecimento profissional”, afirma a professora Luísa Coutinho, vincando novamente o orgulho com que o recebe. Esta é uma distinção individual, mas que a docente partilha “com o Instituto Superior Técnico e a Universidade de Lisboa” e que sem dúvida alguma, e como refere a professora, “prestigia a qualidade do trabalho desenvolvido pelas Universidades nacionais”.

Além de docente do Técnico e investigadora do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC),  a professora Luísa Coutinho é também diretora-executiva da Federação Europeia de Soldagem. Ao longo da sua carreira, a docente tem acumulado vários prémios e cargos internacionais

A experiência científica da distinguida inclui a coordenação e participação em mais de 90 projetos nacionais e internacionais, 74 dos quais envolveram a transferência de tecnologia para as indústrias. A professora Luísa Coutinho é também autora de mais de 140 artigos em periódicos internacionais e nacionais. Junta-se a esta vasta experiência a colaboração com a Comissão Europeia, iniciada na década de 80 como avaliadora de propostas de projetos científicos e, mais recentemente, como especialista externa.