Sessão evocativa em memória de José Bioucas Dias

Anfiteatro EA3 (Campus Alameda)

Dia 15 de março, às 17h, no anfiteatro EA3 (Campus Alameda)

Data: 15 de março
Local: Anfiteatro EA3 (Campus Alameda)

«O Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) do Instituto Superior Técnico organiza uma sessão evocativa em memória de José Bioucas Dias (1960-2020), seguida de visita ao LT1, o Laboratório que passará a denominar-se “Laboratório José Bioucas-Dias”, situado na Torre Norte, no 4.º Andar.

Esta homenagem decorre do facto deste laboratório fazer parte do seu legado. Um laboratório que ajudou a criar e onde formou e inspirou inúmeras gerações de alunos.

O programa incluirá uma intervenção de abertura do Presidente do DEEC, José Santos-Victor, uma intervenção de Mário Figueiredo, professor do DEEC, que retratará o percurso e contributos académicos de José Bioucas Dias, e uma intervenção final do Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço e, no final, uma visita ao “Laboratório José Bioucas-Dias”.

José Bioucas-Dias foi investigador sénior do grupo de Análise de Imagem e Padrões do Instituto de Telecomunicações, em Lisboa. Desde 1995, foi membro do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico, onde foi Professor Catedrático. Foi considerado pela Clarivate Analytics, várias vezes seguidas, uma das “mentes científicas mais influentes do mundo”».