Simpósio “Interpolation and Approximation in Several Variables”

Técnico - Campus Alameda

Terá lugar no dia 30 de janeiro, pelas 17h, no Anfiteatro Abreu Faro, o Simpósio de Matemática “Interpolation and Approximation in Several Variables”, pelo Professor Charles Fefferman, Princeton University.

Charles Fefferman é o Herbert E. Jones Professor of Mathematics na Universidade de Princeton. Nascido em 1949, doutorou-se em matemática, em 1969, na Universidade de Princeton, sob a orientação de Elias Stein. Em 1971 tornou-se full professor na Universidade de Chicago, tendo sido o mais jovem professor de sempre nos Estados Unidos a obter tal posição. Em 1973 regressou à Universidade de Princeton, onde permanece até ao presente.

A principal área de investigação de Charles Fefferman é a análise matemática, onde fez contribuições fundamentais na análise de Fourier, várias variáveis complexas e equações diferenciais parciais. Publicou também trabalho significativo em física-matemática, geometria conforme, mecânica de fluidos e outros assuntos.

Fefferman é um dos matemáticos mais talentosos e versáteis de sempre, tendo sido premiado com alguns dos mais prestigiosos prémios e títulos honorários, no âmbito da matemática e da ciência em geral: Fields Medal (1978), Wolf Prize (2017), Alan T. Waterman Award (1976), Salem Prize (1971), Bergman Prize (1992), Bôcher Prize (2008), American Academy of Arts and Sciences (1972), National Academy of Sciences (1979), entre outros.

Poster.