Técnico na Exposição “Ventura Terra, arquiteto. Do útil e do bello.”

Torreão Poente da Praça do Comércio

O Museu de Engenharia Civil em estreita colaboração com o laboratório ISTAR desenvolveram representações volumétricas do projeto do arquiteto Ventura Terra, datado de 1915, para aquelas que seriam as novas instalações do Instituto Superior Técnico, com localização prevista contígua à Assembleia da República.

Os modelos em impressão 3D, a várias escalas, revelam ao público a visão do Arquiteto para aquele que nunca chegou a ser o campus do Técnico; tiveram como base a digitalização das zincogravuras do projeto pertencentes ao espólio do Museu de Engenharia Civil com o apoio do Núcleo de Arquivo (NArq).

Esta iniciativa no inseriu-se no âmbito de um Acordo de Parceria estabelecido entre o Instituto Superior Técnico e a Câmara Municipal de Lisboa a propósito da organização, pelo seu Departamento de Património Cultural, Direção Municipal de Cultura, da Exposição “Ventura Terra, arquiteto. Do útil e do bello” no âmbito do qual estes estudos serão expostos.

A inauguração está prevista para 13 de julho, 18h30, Torreão Poente da Praça do Comércio, e estará patente ao público entre 14 de julho e 31 de outubro de 2017.

Mais informações.