Técnico+Expert Talk: Governo de Empresas e Modelo de Capitalismo Pós-Covid

via Zoom

Webinar gratuito, sujeito a inscrição prévia.

Anuncia-se a realização de mais um seminário no âmbito da série “Técnico+ Expert Talks”‚ promovida pelo Técnico+, a escola de formação pós-graduada e profissional do Instituto Superior Técnico (IST).

• 22 de setembro, quarta-feira, 18h – Online*

• Orador: eng.º Luís Mira Amaral (Chairman da BYND – Venture Capital e Presidente dos Conselho da Indústria Portuguesa e Conselho Estratégico Nacional da Energia da CIP: Confederação Empresarial de Portugal).

• Título: “O Governo das Empresas e o Modelo de Capitalismo no pós-Covid”.

Acerca do Webinar
Neste webinar, apresentado pelo Eng.º Luís Mira Amaral, iremos falar acerca do governo das empresas (corporate governance) e o modelo de capitalismo (shareholder versus stakeholder capitalism) no pós-Covid.
Serão abordados os seguintes temas:

• O que é o governo das empresas (corporate governance)?;
  • Shareholders e stakeholders;
  • Os modelos de governo das sociedades: modelo clássico ou tradicional, modelo monista ou anglosaxónico e modelo dualista/germânico. O papel dos administradores não executivos (NED-non executive directors);
  • O caso particular das empresas familiares;
  • Os três tipos de capitalismo: o liberal anglosaxónico, o capitalismo cooperativo (modelo renano e japonês) e o capitalismo de Estado (chinês);
  • A discussão entre “shareholders capitalism” e “stakeholders capitalism”.

Sobre o Orador
Luís Mira Amaral é Engenheiro Eletrotécnico pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em Economia pela Nova SBE e Pós-Graduado em Gestão pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social (1985-87) e Ministro da Indústria e Energia (1987-95), para além de professor associado convidado de Economia Industrial na Nova SBE e Professor Catedrático convidado de Economia e Gestão no Técnico. Atualmente é Chairman da BYND – Venture Capital (ex-Busy Angels) e Presidente dos Conselho da Indústria Portuguesa e Conselho Estratégico Nacional da Energia da Confederação Empresarial de Portugal (CIP).

*Webinar gratuito, sujeito a inscrição prévia.