Último seminário do professor Eduardo Alves

Dia 21 de junho, às 14h30, no Auditório do polo de Loures

Data: 21 de junho
Local: Auditório do polo de Loures

«“A História do Presente: Uma visita ao Laboratório de Aceleradores” é o título do último seminário que o professor Eduardo Alves irá proferir no próximo dia 21 de junho, pelas 14h30, no Auditório do polo de Loures do Instituto Superior Técnico.

O seminário terminará com um convívio nos jardins do polo de Loures que juntará todos os colegas e amigos que acompanharam o investigador nesta longa e brilhante jornada.

Nota biográfica:

Eduardo Alves foi Investigador Coordenador do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa até abril de 2024. Foi membro do Conselho de Administração do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, onde coordenou o grupo de Processamento e Caracterização de Materiais com Feixe de Partículas”. De abril de 2002 até dezembro de 2022 foi responsável pelo Laboratório de Feixe de Iões e Vogal da Comissão de Instalação do Instituto Tecnológico e Nuclear no Instituto Superior Técnico (2012-2013).

De 2013 até 2022 foi Diretor Adjunto do Laboratório de Aceleradores e Tecnologias de Radiação do IST. Desenvolveu a sua atividade científica no campo da interação de partículas carregadas com a matéria, em particular no estudo de defeitos e interação do plasma com as paredes da câmara de tokamaks, no âmbito do programa da Fusão Nuclear. Publicou em co-autoria mais de 800 artigos em revistas da especialidade indexadas com um fator de hirsch h=54 (Researcher ID P-5031-2019). Em 2004 foi-lhe atribuído o prémio “Estímulo à Excelência” pela Fundação da Ciência e Tecnologia.»