Último seminário do professor Joaquim Marçalo

Data: 24 de maio
Hora: 14h30
Local: Auditório do polo de Loures

«“Lantanídeos, actinídeos e outras histórias” é o título do seminário que o professor Joaquim Marçalo irá proferir no próximo dia 24 de maio, pelas 14h30, no Auditório do polo de Loures do Instituto Superior Técnico, assinalando desta forma mais de 43 anos dedicados à investigação.

O seminário terminará com um convívio nos jardins do polo de Loures que juntará todos os colegas e amigos que acompanharam o investigador nesta longa e brilhante jornada.

Nota biográfica:

Joaquim Marçalo nasceu em Lisboa, Portugal, em 1957. Licenciou-se em engenharia química em 1980 na Universidade Técnica de Lisboa (IST – Instituto Superior Técnico). Ingressou então no Laboratório Nuclear Português (mais tarde ITN) como assistente de investigação, trabalhando em radioquímica e química de actinídeos. Obteve o doutoramento em Química em 1990 pelo IST com trabalho em química coordenação e organometálica de lantanídeos e actinídeos, realizado no ITN sob a orientação do Dr. António Pires de Matos. Prosseguiu a sua carreira no ITN, primeiro como investigador auxiliar (1991-2005) e posteriormente como investigador principal (a partir de 2006). Até ao final de 2019 foi membro do Grupo de Química de Elementos f do C2TN no IST onde o ITN foi integrado em 2012. Desde janeiro de 2020 é membro do Grupo de Arquiteturas Inorgânicas e Organometálicas, Reatividade e Catálise (IOARC) do Centro de Química Estrutural (CQE) do IST. Iniciou em 1991 uma nova linha de investigação em química em fase gasosa de lantanídeos e actinídeos (usando técnicas de espectrometria de massa) que permanece como principal interesse de investigação. Outros interesses de investigação são na área da química coordenação e organometálica dos elementos f e na química dos gases nobres.»