Verão na ULisboa 2023

Data: De 3 a 14 de julho
Local: Campus Alameda e Campus Taguspark
Mais informação: Site Oficial

O evento de verão organizado pela Universidade de Lisboa – Verão na ULisboa – está de volta de 3 a 14 de julho. Os jovens do Ensino Básico e Secundário terão oportunidade de conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica.

A 1.ª semana decorrerá de 3 a 7 de julho no Campus Alameda e no Campus Taguspark e é destinada a alunos que vão frequentar o 8.º, 9.º e 10.º anos.

Atividades programadas no Campus Alameda: Workshop de Rockets (Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico – AeroTéc); À descoberta de recursos minerais e energéticos (Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos – DER); Contra a força (não) há resistência…(Associação dos Estudantes de Engenharia Civil – Fórum Civil); Garra Hidráulica (Núcleo de estudantes de Engenharia Mecânica Fórum Mecânica); Unicórnio por um Dia (Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico – JUNITEC); Mini-Biomind (Núcleo de Engenharia Biomédica – NEBM); Fábrica de Sabão (Núcleo de estudantes de Engenharia do Ambiente – NEEA); BanaNEEC (Núcleo de Estudantes de Electrotecnia e Computadores – NEECIST); Construir a Física (Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico – NFIST) e Uma Promenade pela Arquitetura (Núcleo de Estudantes de Arquitetura – NucleAR).

Atividades programadas no Campus Taguspark: Tu também consegues fazer videojogos! (Prof. Rui Prada); Conduzindo com Arduino (Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica – N3E); Introdução ao Python (Clube de Robótica – ROB9-16); Workshop lentes mágicas (Prof. Daniel Lopes); Assalto ao banco (Núcleo de Estudantes de Engenharia de Telecomunicações e Informática – NEETI).

A 2.ª semana decorrerá de 10 a 14 de julho no Campus Alameda e no Campus Taguspark e é destinada a alunos que vão frequentar o 11.º e 12.º anos e que tenham concluído o 12.º ano no presente ano letivo.

Atividades programadas no campus Alameda: Início à Programação com Lego Mindstorms (Núcleo Estudantil de Informática do Instituto Superior Técnico – NEIIST /Departamento de Engenharia Informática – DEI); Workshop de Rockets (AeroTéc); Isolamento do aroma da laranja. Química, cor e luz (Departamento de Engenharia Química – DEQ); À Descoberta do Subsolo que pisamos (DER); Biopólio – o Monopólio da engenharia (IST-IEEE Student BranchEMBS e WiE); Garra Hidráulica (Núcleo de estudantes de Engenharia Mecânica – Fórum Mecânica); Contra a força (não) há resistência…(Associação dos Estudantes de Engenharia Civil – Fórum Civil); Unicórnio por um Dia (JUNITEC); Biológica no dia a dia (Núcleo de Engenharia Biológica – NEBIST); NEECuick (NEECIST); Material World (Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais – NEMat); Construir a Física (NFIST) e Construção de uma miniatura do powertrain (TLMoto).

Atividades programadas no campus Taguspark: Tu também consegues fazer videojogos! (Rui Prada); Conduzindo com Arduino (Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica – N3E); Introdução ao Python (Clube de Robótica – ROB9-16); O jogo da cadeia de abastecimento (Prof. Tânia Ramos); Assalto ao banco (Núcleo de Estudantes de Engenharia de Telecomunicações e Informática – NEETI).