Webinar “O Futuro da Economia Portuguesa no Pós-Covid” – Luís Mira Amaral

Zoom videoconferência

No âmbito do curso de especialização do Técnico+ em Economia para Engenheiros, um dos seus coordenadores irá apresentar a seguinte palestra:

• 11 fevereiro 2021, quinta-feira, 18h – Online (Inscrição necessária.)
  • Orador: professor Luís Mira Amaral*
  • Título: “O Futuro da Economia Portuguesa no Pós-COVID
  • Tópicos a abordar:
    • A zona euro e o papel do Banco Central Europeu (BCE);
    • O programa de compra de dívida pública portuguesa pelo Eurosistema-BCE e BP (Banco de Portugal);
    • O Plano de recuperação para a Europa – “NextGenerationEU” e o Plano de Recuperação e Resiliência português – “Recuperar Portugal 2021-2026”;
    • Os conceitos de PIB (Produto Interno Bruto) e de PNB (Produto Nacional Bruto);
    • A noção microeconómica de capacidade instalada e o conceito macroeconómico de PIB potencial;
    • Perspetivas para a economia portuguesa no Pós-Covid: a injeção de dinheiro no curto prazo e o modelo de crescimento a prazo.
  • *Breve biografia:
    Luís Mira Amaral foi Ministro do Trabalho e Segurança Social (1985-87) e Ministro da Indústria e Energia (1987-95), para além de professor associado convidado de Economia Industrial na Nova SBE e Professor Catedrático convidado do Departamento de Engenharia e Gestão no Técnico. Atualmente é Chairman da Busy Angels S.A. e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP. É Engenheiro Eletrotécnico pelo Técnico, Mestre em Economia pela Nova SBE e Pós-Graduado em Gestão pela Universidade de Stanford. Frequentou, também, o Strategic Management Banking Program do INSEAD, o Asset Liability Management no Euromoney Training, o Power Systems Reliability Evaluation na Universidade de Manchester e o Curso para Administradores não Executivos do Instituto Português de Corporate Governance.

Para mais informações:
email  info@tecnicomais.pt