Eventos

Workshop da Universidade de Lisboa “Práticas de Avaliação Responsável da Investigação”

Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa

Dia 10 de maio, às 9h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa

Data: 10 de maio
Local: Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa
Mais informações: Site Oficial I Inscrições

«A Universidade de Lisboa (ULisboa), no âmbito da sua recente adesão à CoARA – Coalition for Advancing Research Assessment, organiza o Workshop “Práticas de Avaliação Responsável da Investigação” que tem lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, no dia 10 de maio, com início às 9h30.

Ao integrar a iniciativa global CoARA, a ULisboa reafirma o compromisso com a investigação de qualidade e com a promoção de práticas de avaliação mais justas, integras e transparentes. A CoARA é uma iniciativa internacional que reúne mais de 600 entidades de 46 países, incluindo parceiros Unite! e instituições portuguesas, com o objetivo de implementar uma reforma sistémica da avaliação da investigação, dos investigadores e das organizações de investigação.

Na primeira parte deste workshop, durante a manhã, será discutida a visão da CoARA segundo a qual a avaliação deve reconhecer os diversos resultados, práticas e atividades que maximizam a qualidade e o impacto da investigação, assim como a sua integridade. Abordando uma avaliação baseada em juízos qualitativos, para os quais a análise pelos pares é fundamental, apoiada por uma utilização responsável de indicadores quantitativos. Será possível partilhar conhecimentos e experiências sobre contextos locais, especificidades de áreas científicas e reflexões sobre desafios e boas práticas.

Na parte da tarde, realiza-se um workshop presencial (Reservado) de quatro horas sobre os objetivos do currículo narrativo, diferentes formatos e critérios de avaliação. Posteriormente, os participantes escreverão os seus projetos de currículo narrativo e receberão feedback individual.»