Investigação da Universidade de Lisboa no topo do NTU Ranking 2020

O prestigiado ranking publicado pela National Taiwan University destaca várias das áreas científicas em que o Técnico atua.

O Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2020 divulgado recentemente pela National Taiwan University coloca a Universidade de Lisboa (ULisboa) por entre as 100 melhores do mundo a desenvolver mais e melhor investigação científica nas áreas de Engenharia Mecânica (52.ª posição), Engenharia Civil (57.ª posição), Ambiente e Ecologia (73.ª), Geociências (94.ª) e Engenharia Química (100.ª posição).  No campo da Engenharia em geral, a ULisboa é apresentada pelo NTU ranking como uma das 132 melhores do mundo. O Técnico acaba por estar diretamente representado neste ótimo posicionamento, uma vez que estas disciplinas integram os domínios de investigação em que atua.

Além do campo da Engenharia, a instituição manteve-se entre as 200 melhores em três dos seis domínios do conhecimento (By Field) avaliados: Agricultura (79.º lugar a nível mundial), Ciências Naturais (117.º) e Ciências Sociais (192.º).

A Universidade destaca-se ainda em outras áreas científicas avaliadas pelo NTU Ranking 2020. São elas: Ciências dos Animais e Plantas (82) Ciências Agrárias (84) Matemática (114), Física (118), Ciências Espaciais (128), Engenharia Eletrotécnica (130), Farmacologia e Toxicologia (152), Microbiologia (163), Ciências da Computação (166), Economia e Negócios (167).

A nível global, a ULisboa surge nas posições 182 a nível mundial e 67 a nível europeu. A listagem é liderada pela Universidade de Harvard (EUA), seguida das também norte-americanas universidades de Stanford (EUA) e de Toronto (Canadá).

Publicado desde 2007 pela National Taiwan University, o NTU Ranking avalia e classifica a produção científica de 800 universidades no mundo todo nos últimos 11 anos (2009-2019), tendo por base três importantes critérios: produtividade (que representa até 25% da pontuação), impacto (35%) e excelência da investigação (40%).

O desempenho completo da ULisboa no NTU Ranking 2020 pode ser consultado no site da listagem.