Ciência e Tecnologia

101 novas posições para o Técnico com financiamento FCT-Tenure

Técnico viu 89% das suas candidaturas aprovadas para a contratação de investigadores e docentes no concurso FCT-Tenure.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) divulgou a 14 de agosto os resultados provisórios da 1.ª edição do concurso FCT-Tenure. Num total nacional de 113 candidaturas, o Técnico obteve a aprovação de 101 (quase 10% do total nacional), para a contratação, em funções permanentes, de investigadores e docentes. O número representa uma taxa de sucesso de 89%.

O FCT-Tenure vai cofinanciar 1100 lugares de carreira, em instituições portuguesas, 702 para a carreira de investigação e 398 na docência. A área das Ciências Exatas e Engenharia, em que o Técnico se inclui, absorveu 34% das vagas.

No total, o programa envolverá um investimento de 197 milhões de euros, provenientes do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e do Orçamento do Estado.

“Este é um resultado excelente e muito importante para o Técnico e as nossas unidades de investigação. Agradeço e dou os parabéns a todos os que mais se empenharam nestas candidaturas, que lideraram e trabalharam incansavelmente nas propostas, bem como a todos os Presidentes de Departamento e de Centros de Investigação”, foram as palavras de alento do presidente do Técnico, Rogério Colaço. “Esperamos nos próximos anos contar com 101 pessoas motivadas e preparadas para contribuirem para o ensino, investigação e inovação na nossa Escola”.