Ciência e Tecnologia

Dois projetos exploratórios do Técnico recomendados para financiamento pela FCT

Os projetos liderados pelo C2TN e pelo CERENA estão entre os 8 selecionados no âmbito do Concurso para Projetos Exploratórios no âmbito do Programa UT Austin Portugal.

O anúncio dos resultados do Concurso para Projetos Exploratórios no âmbito do Programa UT Austin Portugal, na passada quarta-feira, 10 de novembro,  pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) trouxe boas notícias para o Instituto Superior Técnico, com dois dos projetos da instituição a serem recomendados para financiamento.  No total, foram 8 os projetos selecionados pela FCT de entre um conjunto de 44 candidaturas submetidas.

Relacionado com a área  das Interações Espaço-Terra,  o projeto “Multi-source modelling of the ocean: coupling Earth observations with acoustic waves” liderado pelo professor Leonardo Azevedo, docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) e investigador do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), conquistou um financiamento muito próximo dos 50 mil euros.

O objetivo do projeto é criar uma ferramenta computacional com base em algoritmos de aprendizagem automática (machine learning) que dispense o recurso a modelos numéricos de alta resolução- executados apenas em infraestruturas computacionais de grande escala. Para tal, a equipa de investigação irá utilizar dados de medições indiretas (geofísica e imagens de satélite) que existem na maior parte das regiões do globo.

“O que propomos é um novo paradigma no estudo dos oceanos. Uma ferramenta mais fácil de utilizar que permita funcionar de proxy aos modelos físicos verdadeiros. Isto permite que grupos de investigação com menos recursos consigam obter dados e simular cenários que de outra forma seriam impossíveis de considerar”, evidencia o professor Leonardo Azevedo.

O doutor António Paulo, investigador do C2TN – Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares, lidera o projeto “Theranostic Strategy for Proton Boron Capture Therapy of Pancreatic Cancer”, que tal como o nome revela insere-se na área temática de Física Médica para Terapias Emergentes contra o Cancro. O financiamento atribuído a este projeto ultrapassa também os 49 mil euros.

A terapia de captura de protões pelo boro (PBCT) é uma estratégia inovadora que pode contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias radioterapêuticas para tratar diferentes tipos de cancro, nomeadamente o tipo mais comum de cancro do pâncreas, denominado adenocarcinoma ductal do pâncreas (PDAC).  Ciente destas potencialidades, a equipa do C2TN propõe uma aproximação experimental baseada na entrega de micelas – estruturas esféricas estáveis formadas por centenas de moléculas anfipáticas, que contém compostos de boro a células radioresistentes do cancro do pâncreas. Em seguida, os cientistas pretendem estudar os efeitos biológicos resultantes após irradiação dessas células com um feixe de protões clínico de 80-MeV no MD Anderson Cancer Center (MDACC) da Universidade do Texas.

“Esperamos demonstrar que a PBCT conduzirá a um ‘Fator de Aumento de Dose’ (DEF) significativo, proporcional à quantidade de átomos de boro acumulados pelas células, o que deverá potenciar a sua utilidade para o tratamento do PDAC”, realça ao investigador. Se for bem-sucedida, esta estratégia deverá contribuir para o desenvolvimento de uma radioterapia mais personalizada do cancro do pâncreas com melhor capacidade de prever os respetivos efeitos terapêuticos”, realça o investigador António Paulo.

O financiamento atribuído a cada projeto situa-se entre os 49 mil e 50 mil euros, resultando num investimento total de 398.779,54 euros proveniente do orçamento da FCT.

Os projetos são apoiados por um período máximo de 12 meses (prorrogável, no máximo, por mais 3 meses, em casos devidamente justificados).

Este programa visa apoiar projetos exploratórios, disruptivos e com potencial de alto impacto e relevância no campo científico e tecnológico desenvolvidos por equipas de investigadores de universidades portuguesas e da University of Texas at Austin (UT Austin).

A avaliação das 44 candidaturas submetidas foi efetuada por painéis internacionais de avaliadores independentes, tendo por base os seguintes critérios: mérito científico e natureza inovadora do projeto de uma perspetiva internacional, e alinhamento com os objetivos do Programa UT Austin Portugal; mérito científico da equipa de investigação; exequibilidade do programa do plano de trabalhos e razoabilidade dos recursos e do orçamento; e ainda o potencial impacto social e económico do trabalho de investigação.