Ciência e Tecnologia

A arte da sustentabilidade na IX edição das JEAMB

A água, o ordenamento do território e as tecnologias foram as temáticas centrais dos vários painéis.

Estrategicamente a organização da IX Edição das Jornadas de Engenharia do Ambiente (JEAMB 2018) congregou um conjunto de temas extremamente atuais como a água, o ordenamento do território e o interior, e ainda o impacto das tecnologias no caminho da sustentabilidade, num programa de dois dias que procurou atrair estudantes e profissionais das diversas áreas da engenharia e não só. “Escolhemos um leque de temas muito variados e que estão na ordem do dia, porque além de ser muito importante para nós, enquanto estudantes de engenharia do ambiente, termos uma perceção mais ampla dos mesmos, acreditamos que são temáticas que interessam a toda a gente”, destacou Beatriz Nunes, presidente da comissão organizadora das JEAMB.

Num dos painéis sobre sustentabilidade, os oradores Luísa Gouveia e Alberto Reis da Unidade de Bioenergia do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) falaram sobre o interesse ambiental, energético e comercial das microalgas. Lado a lado, os oradores apresentaram alguns dos motivos pelos quais se prevê “que as microalgas venham a ser uma grande percentagem daquilo que será o futuro”. As vantagens da produção das microalgas, o caminho a percorrer rumo à rentabilidade das mesmas, e a “motivação do LNEG nesta linha do conhecimento” foram sendo exploradas alternadamente pelos dois especialistas na área. “Temos excelentes condições em Portugal para produzir algas e é importante sermos capazes de tirar valor das mesmas”, afirmou Alberto Reis, coordenador adjunto da Unidade de Bioenergia do LNEG.

Um dos pontos altos do programa foi o painel de Green Networking, um momento que propiciou a interação direta com engenheiros do ambiente e com representantes de empresas da área, “e que oferece aos estudantes a perspetiva do mercado e do futuro que lhes agrada muito”, declarou Beatriz Nunes.

Ao longos dos dois dias, 22 e 23 de fevereiro, foram essencialmente alunos de Engenharia do Ambiente do Técnico que passaram pelo Centro de Congressos. Porém houve algumas exceções, como foi o caso de “uma estudante de Braga que veio de propósito para as JEAMB, exatamente por rever qualidade no nosso programa”, partilha a responsável pela organização. “Convém que todos os estudantes de engenharia comecem a pensar e a ter conhecimento acerca destas questões, porque são temáticas que cada vez mais estão na ordem do dia e que necessitam da atenção de todos”, frisou Beatriz Nunes.