A memória não volátil por James Larus

O professor da École Polytechnique Fédérale de Lausanne veio ao Técnico partilhar o seu conhecimento técnico nesta área.

Uma audiência vasta e diferenciada assistiu esta terça-feira, 15 de outubro, a mais uma IST Distinguished Lecture, desta vez protagonizada pelo professor James Larus, docente da School of Computer and Communication Sciences da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (IC-EPFL). Através do seu conhecimento e experiência, o orador presenteou a audiência composta por docentes, investigadores e a alunos com o seu conhecimento em programação e engenharia de software.

Antes de se dedicar ao tema da palestra “Programming Non-Volatile Memory”, o orador fez questão de dar aos presentes o devido background acerca da memória não volátil (NVM na sigla em Inglês), um tipo de memória de computador capaz de armazenar dados sem acesso à energia. “Antes de mais é importante percebermos algumas caraterísticas da NVM, nomeadamente que consome apenas energia durante o acesso à memória e retém dados mesmo sem acesso à mesma”, contextualizava o orador.

Como programar NVM, o seu ciclo de vida e a sua consistência, e ainda o processo de recuperação neste tipo de memória foram alguns dos tópicos que orientaram a apresentação do professor James Larus que recorreu a vários gráficos e modelos para ajudar a clarificar o seu raciocínio.

“NVM é persistente, e torna a memória principal diretamente acessível”, destacou a determinada altura. Evidenciando para que estruturas este tipo de memórias é o ideal e dando algumas dicas finais de como a tornar mais consistente, o orador sublinhava que “os caches existentes na memória de sistemas tornam a consistência algo caro”.