A TecStorm 2022 atribuiu 10 mil euros em prémios para os melhores projetos

Conectividade, energia, saúde e responsabilidade social foram as quatro áreas em competição da 6ª edição da TecStorm, patrocinada pela Junitec. Os vencedores foram os projetos da Mantis, Ecopod, SEHT e Seeds4Kids.

A maior competição universitária promovida pela Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico (Junitec) desde 2017 decorreu entre os dias 22 e 24 de abril, na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A sexta edição a TecStorm, organizada em exclusivo pelos alunos do Técnico, atribuiu um total de 10 mil euros distribuídos por quatro categorias, com um total de 2.500 euros por participante.

No setor da conectividade, ficou selecionado o projeto da Mantis, uma passadeira inteligente atualizada, conectada e sincronizada, que torna as passadeiras de peões mais seguras, atuando diretamente no bem-estar e segurança da sociedade. Na área da energia, o vencedor foi a Ecopod, com a apresentação de um dispositivo equipado com sistemas elétricos e mecânicos, que potenciam a utilização dos recursos naturais, transformando-os em energia verde.

Na saúde, o destaque foi para a Safe and Easy Health Transportation (SEHT), com a proposta de uma plataforma digital para melhoria do transporte hospitalar, que faz a gestão do transporte dos pacientes não urgentes, para evitar o uso inadequado de viaturas destinadas a emergências. E, por último, na área da responsabilidade social a Seeds4Kids destacou-se com uma horta doméstica inteligente que alia a tecnologia de monitorização por sensores e aplicação móvel à natureza e à sustentabilidade.

“Para a Junitec é um grande orgulho estar por detrás de um evento com a dimensão e o impacto do TecStorm, que merece o reconhecimento de cada vez mais parceiros, empresas e empreendedores. Para nós é muito importante fomentar o empreendedorismo, desmistificá-lo e aproximar os estudantes universitários do mundo de oportunidades que existem à sua disposição”, referiu Vera Silva, uma das representantes da empresa.

“Organizar um evento com a dimensão que o TecStorm tem atualmente é um desafio muito grande para a equipa que lhe dá vida, mas é também uma oportunidade absolutamente única de desenvolvimento pessoal e crescimento. Toda a equipa do TecStorm, e os gestores em particular Gonçalo Rebelo, Mónica Abreu, Maria Lopes e a Ana Matos fizeram um trabalho excecional e estão de parabéns”, acrescentou.

O evento decorreu em formato presencial e contou com mais de 500 inscrições, 110 participantes e mais de 30 parceiros. Para além da estadia, do transporte e material técnico, foram disponibilizados mentores para ajudarem os estudantes universitários de todo o país que quiseram construir o seu protótipo, criar o seu pitch e fazer o seu plano de negócios.