“A única alternativa à cidade é uma cidade melhor”

Durante dois dias, o Técnico recebeu a maior conferência mundial de Desenvolvimento Urbano.

Decorreu, entre 28 e 30 de novembro, no Centro de Congressos do Técnico, o 40.º Congresso Mundial para o Desenvolvimento Urbano (INTA40), com o tema “Viver, Construir e Financiar a Cidade Pós-Habitat III”.

Na sessão de encerramento, o professor Fernando Nunes da Silva, presidente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil), lembrou os “dois dias intensos e de muito trabalho” que permitiram dar “uma enorme panorâmica” sobre a temática das cidades. “O facto de ser o 40.º Congresso só significa que as pessoas continuam a achar estes encontros relevantes.”

Maurice Charrier, presidente do INTA, falou sobre a importância do “desenvolvimento social e cultural, em vários domínios, para garantir uma vivência mais inclusiva na cidade”. “Seria pretensioso da minha parte tentar resumir o que foi aqui dito, mas posso garantir que o debate aqui feito ajudará a definir os territórios do futuro”, afirmou.

Segundo Paula Marques, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa (CML), “uma das grandes riquezas do INTA é juntar à mesma mesa as pessoas que pensam e fazem as cidades: a academia, os decisores políticos e os técnicos no terreno”. “Gostaria de congratular o INTA por fazer isso mesmo há quarenta anos.”

O último a tomar a palavra foi o professor José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, que aproveitou a oportunidade para dar os parabéns ao Técnico e à CML “por organizarem uma conferência com uma temática tão relevante”. “Todos os estudos mostram que, apesar dos problemas, as pessoas continuam a escolher viver nas cidades. A cidade continua a ser uma proposta de valor inigualável – valor social, económico, de oportunidades. Isso diz-nos que a única alternativa à cidade é uma cidade melhor.”