Alumnus do Técnico recebe Prémio da Sociedade Americana de Física

Frederico Fiúza foi o contemplado com a edição de 2018 do prémio Thomas H. Stix, um dos mais prestigiados galardões na área da Física.

O alumnus do Técnico, Frederico Fiúza, foi recentemente galardoado com o prémio Thomas H. Stix pela Sociedade Americana de Física. Doutorado em Física de Plasmas pelo Técnico, Frederico Fiúza é atualmente líder do Grupo de Teoria da Divisão de Ciência de Alta Energia, no Laboratório Nacional do Acelerador SLAC, conduzindo uma investigação que pretende descobrir os processos fundamentais que aceleram as partículas. As respostas poderão vir a ajudar a compreender como é que os raios cósmicos adquirem energia e ainda como é que os mecanismos similares de aceleração podem ser investigados em laboratório e usados para aplicações práticas, como é o caso da medicina.

Este prémio vem juntar-se ao vasto leque de distinções que o alumnus do Técnico tem alcançado nos últimos anos. O físico recebeu em 2011 o Oscar Buneman Award for Scientific Visualization, o Lawrence Fellowship em 2012, o European Physical Society PhD Research Award, em 2013, e ainda o DOE Early Career Research Program Award, em 2017.

O galardão da Sociedade Americana de Física é concedido a investigadores em início de carreira (até dez anos após a conclusão do doutoramento) cujas contribuições sejam consideradas excecionais para a área da física de plasmas. Já em 2015 outro alumnus de Engenharia Física do Técnico, Nuno Loureiro, tinha recebido esta conceituada distinção.