Ciência e Tecnologia

Aluno do Técnico alcança o primeiro lugar no Life Science Award

Os prémios entregues pela conceituado empresa alemã Merck pretendem distinguir promissores trabalhos de investigação que possam causar impacto na indústria.

O primeiro lugar do Life Science Award na categoria Food and Beverage Safety promovido pela empresa multinacional alemã Merck foi trazido,  este ano,  para o Técnico por Rubén Soares, um estudante de doutoramento em Bioengenharia e Biociências. O prémio tem como objetivo reconhecer um estudante doutorado entre 2016 e 2018 que se tenha destacado pelas suas contribuições científicas, neste caso em particular na área de segurança alimentar.  A concorrer ao galardão estavam universidades Americanas, Canadianas e também Europeias. “Após a candidatura, eu e mais 3 finalistas fomos convidados a fazer uma apresentação oral do nosso trabalho no novo centro de investigação da Merck em Burlington, Massachusetts, EUA, onde foi selecionado o vencedor do prémio”, partilha o estudante de doutoramento Ruben Soares.

Um dispositivo portátil, rápido e de baixo custo para detetar micotoxinas em alimentos, que levou Ruben Soares a arrecadar este prémio. Estas toxinas produzidas por alguns fungos têm-se revelado um problema crescente de segurança alimentar a nível mundial, considerando os seus efeitos altamente tóxicos para a saúde humana e animal. Assim e tendo em conta estes efeitos tóxicos, existe uma grande pressão para que os alimentos cumpram os limites máximos permitidos por lei, o que naturalmente despoleta nas entidades privadas um grande interesse por este tipo de dispositivos, de modo a evitar prejuízos.

A investigação do aluno do Técnico vem dar resposta a essas necessidades, através do desenvolvimento de “estratégias eficazes para a deteção destes contaminantes de um modo muito simples e em menos de um minuto, estando de acordo com as necessidades de potenciais utilizadores”, revela o investigador. Terá sido isto que o destacou dos restantes participantes como o próprio sugere: “por um lado a grande relevância do tema de investigação e por outro a capacidade de integrar competências de diversas disciplinas de forma a atingir a performance do dispositivo apresentado”.  A somar a tudo isto a produtividade científica poderá também ter pesado na decisão, contando Ruben Soares com 17 artigos publicados em revistas internacionais de elevado impacto como autor e coautor.

O aluno encontra-se no último ano de estudos. Acredita que este prémio vem certamente dar um destaque muito recompensador ao seu trabalho, “sendo a sua importância e impacto validados por uma grande empresa multinacional como é o caso da Merck”. Apesar da vitória ser individual não abdica de fazer uma referência à escola que o formou: “é também uma validação da qualidade do trabalho de investigação que se faz no Técnico e em Portugal, não sendo menos competitivo do que o que se faz em qualquer outra parte da Europa ou do mundo”, frisa o investigador.