Alunos do secundário tornam-se físicos de partículas por um dia

O Técnico foi umas das instituições portuguesas a receber as Masterclasses Internacionais em Física de Partículas, um evento que pretende aproximar a Física junto dos mais jovens.

Nos últimos dois sábados, 25 de março e 1 de abril,  o Instituto Superior Técnico aliou-se ao Laboratório de Experimentação e Física Experimental de Partículas -LIP, o promotor nacional das Masterclasses Internacionais em Física de Partículas, e abriu as suas portas a alunos e professores do secundário provenientes de todo o país.  O desafio passava por “colocar as mãos nas partículas” e “ser cientista por um dia”, contatando de perto com físicos, com as  técnicas e os desafios da área. O Técnico recebeu um total de 610 alunos, tornando-se a instituição nacional com mais participantes.

Foram dois dias repletos de atividades e onde os jovens alunos se deixaram conquistar pela física de partículas.  Num ambiente de investigação, os alunos foram desafiados a trabalhar diretamente com físicos de partículas tomando contacto com alguns dos métodos utilizados e deixando-se fascinar pelos resultados alcançados. Aos momentos mais teóricos que ocuparam as manhãs sucederam-se exercícios mais práticos com a análise de dados reais recolhidos no acelerador LHC (Large Hadron Collider). O burburinho repleto de euforia invadiu quase sempre as atividades, e teve o seu auge no momento da ligação de videoconferência com o CERN. O  jogo de perguntas e repostas que se seguiu refletia bem o entusiasmo que o dia suscitou.

A sessão de encerramento das Masterclasses contou com o presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, e também com o presidente do Departamento de Física, o professor Luís Lemos Alves. O professor Arlindo Oliveira salientou que a “Física é, sem dúvida alguma, uma área muito importante e fascinante”, expressando a sua vontade de voltar a rever os participantes:  “espero que esta curiosidade que vos atraiu até aqui hoje, vos traga de novo ao Técnico em breve para estudarem, essa ou qualquer outra área da engenharia”.  “E esperamos que além dos alunos também os professores tenham a certeza que estaremos sempre aqui para vos apoiar nesta caminhada de abertura das portas da ciência aos jovens”, acrescentou.

Esta atividade é promovida em todo o espaço europeu, desde 2005, pelo Grupo Internacional de Divulgação da Física de Partículas (IPPOG). O objetivo primordial passa por colocar os jovens em contacto com o ambiente de investigação científica realizada na área da física em particular. Cientistas de 210 universidades e laboratórios em 52 países acolheram as Masterclasses nas suas instituições, colocando os mais variados detalhes da física ao alcance dos alunos.