Alunos do secundário deixam-se fascinar pelas temáticas da Bioengenharia

Os laboratórios abertos de bioengenharia exploram várias áreas cientificas, convidando investigadores, alunos e profissionais da área para participar na partilha de conhecimento.

“Para que servem os antibióticos?”, questionava Beatriz Carvalho, aluna de Biológica, ao grupo de sete alunos do secundário que lhe calhou. Cabe-lhe a ela explicar aos mesmos como se testa a resistência das bactérias aos antibióticos, de forma muito simples, mas nem por isso menos interessante, tal como o rosto dos jovens que assistem deixa transparecer. Esta é uma das muitas experiências que o Departamento de Bioengenharia (DBE) organizou para esta edição dos laboratórios abertos, que contou ainda com visitas guiadas aos laboratórios de robótica e de biomecânica.

Mais de 750 alunos foram envolvidos, de 5 a 9 de fevereiro, circulando em pequenos grupos pelas várias atividades mais práticas, articuladas também com um leque de palestras relacionadas com biossensores, bioinstrumentação, imagiologia médica, biomecânica, biomateriais ou microorganismos. O professor Jorge Leitão destaca os efeitos destas iniciativas, sendo que muitas vezes se “revêm rostos destes laboratórios abertos uns meses depois a frequentar cursos do Técnico”.