Ciência e Tecnologia

Associação Portuguesa de Investigação Operacional distingue alunos do Técnico

Um dos prémios foi atribuído a um artigo científico e outro a uma tese de mestrado, ambos desenvolvidos em colaboração com o Departamento de Engenharia e Gestão.

Lourenço Cruz e Miguel Vieira, ambos alunos do Técnico foram recentemente distinguidos no XIX Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO) 2018, que se realizou na Universidade de Aveiro, entre 5 e 7 de setembro, pelos trabalhos desenvolvidos no Departamento de Engenharia e Gestão do Técnico (DEG).

“Design and Planning of Agri-Food Supply Chains”, é o título da tese de mestrado de Lourenço Cruz, aluno do mestrado de Engenharia Biológica, mas que desenvolveu a sua tese no DEG, e que aborda, como o próprio autor explica, “problemas até então pouco explorados na área de planeamento de cadeias de abastecimento de produtos agro-alimentares”. “Numa primeira instância foi efetuada uma análise cuidada do setor, de forma a melhor perceber as características destas cadeias que as tornam únicas e os problemas que surgem associados a essa unicidade. Em segundo, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura relativamente ao uso de métodos quantitativos para o planeamento destas cadeias”, explica Lourenço Cruz. Como resultado deste trabalho de investigação foram identificadas falhas na literatura, sendo desenvolvido um novo modelo quantitativo para auxílio na resolução destes problemas, contribuindo assim para o progresso na área.

O prémio que Loureço Cruz arrecadou surge associado a uma iniciativa da APDIO denominada EstúdIO – SISCOG (patrocinada pela empresa SISCOG), e que tem como objetivo avaliar a melhor tese de mestrado na área de Investigação Operacional. O processo de seleção, do qual o aluno do Técnico saiu vencedor, começou com a análise de um pequeno resumo do que seria a tese, tendo os 5 melhores trabalhos sido posteriormente apresentados durante o congresso, sendo que para o apuramento do vencedor contribuiu não só a análise do resumo, mas também a apresentação realizada na conferência. “Receber um prémio desta natureza é, naturalmente, uma honra”, frisa o aluno do Técnico. “Relativamente ao trabalho, penso que este prémio ilustra bem a extrema relevância do problema sobre o qual se debruça, e só espero que, na sua versão final, esta tese faça justiça a este reconhecimento”, acrescenta ainda.

O mesmo sentimento de orgulho e satisfação é partilhado pelo outro autor de mais um dos trabalhos distinguidos no XIX Congresso da APDIO: “Como investigador é sempre uma honra e felicidade poder ter o reconhecimento do nosso trabalho, em particular este que resultou de uma longa e importante etapa na minha vida profissional”, frisa Miguel Vieira, que, entretanto, passou de aluno de doutoramento a investigador do DEG. O artigo que lhe permitiu arrecadar este galardão intitula-se “Production and maintenance planning optimisation in biopharmaceutical processes under performance decay using a continuous-time formulation: a multi-objective approach”, tem a co-autoria das professoras Tânia Pinto-Varela e Ana Barbosa-Póvoa, e enquadra-se no trabalho desenvolvido para a tese de doutoramento em Líderes para Indústrias Tecnológicas, um programa doutoral do MIT Portugal desenvolvido no Instituto Superior Técnico. “Em particular, o tema da tese de doutoramento abordou um dos tópicos mais relevantes para a gestão industrial com foco na otimização operacional de processos produtivos, centrado no desenvolvimento de algoritmos matemáticos para aplicação em sistemas reais na otimização do planeamento e escalonamento da produção”, esclarece o vencedor do prémio Process Systems Engineering – Augusto Queiróz Novais-2018. O galardão que Miguel Vieira trouxe para o Técnico é diretamente atribuído pela Associação Portuguesa de Investigação Operacional e pretende reconhecer os melhores artigos publicados na área de Process Systems Engineering.

“Estes desafios da gestão industrial desde sempre representaram uma área extremamente interessante para mim, dada a constante evolução a que processos produtivos estão sujeitos, seja na componente tecnológica ou na complexidade de requisitos que têm de cumprir”, declara Miguel Vieira. Desde a conclusão do curso em Engenharia Química também no Técnico que o agora investigador do Técnico  tem procurado aprofundar o conhecimento nos problemas industriais e na eficiência da gestão operacional, “quer nas experiências profissionais na indústria quer no desenvolvimento de soluções no doutoramento, constituindo grandes desafios em que continuo a trabalhar como investigador no Centro de Estudos de Gestão (CEG-IST), agora envolvido no projeto DM4Manufacturing”, refere.  “Julgo que acima de tudo estes prémios são uma ótima plataforma de divulgação do trabalho de investigação que vai sendo desenvolvido e por isso muito agradeço à APDIO pela excelente iniciativa”, colmata Miguel Vieira.