11 docentes do Técnico foram eleitos membros da Academia das Ciências de Lisboa

Foram eleitos onze docentes do Técnico como sócios efetivos e correspondentes pela Academia de Ciências de Lisboa. A atribuição oficial dos diplomas ocorrerá no próximo dia 7 de julho de 2022.

Foram eleitos onze docentes do Técnico como sócios da Academia das Ciências de Lisboa em diversas secções das mais diversas áreas do saber. Cinco foram eleitos como sócios efetivos e seis como correspondentes. A finalidade da Academia é praticar e incentivar a investigação científica, estimular o enriquecimento e o estudo das demais formas de cultura nacional, colaborar em atividades de educação e ensino e contribuir com a investigação, para a valorização e discussão de ideias.

A Academia é constituída por duas classes académicas – classe de ciências e classe de letras – e cada uma delas é constituída por sócios eméritos e sócios correspondentes, distribuídos por nove secções. Cada secção integra sete sócios efetivos, catorze sócios correspondentes nacionais e até cerca de 70 sócios correspondentes estrangeiros. Os sócios são escolhidos entre os cidadãos de nacionalidade portuguesa que tenham produzido obra científica ou literária de reconhecido mérito.

Como sócios efetivos foram eleitos os docentes:

Como sócios correspondentes foram eleitos:

Aos sócios correspondentes cabem os deveres de comparecer nas sessões plenárias, tomar parte nos trabalhos da academia, participar nos trabalhos da academia e incrementar as atividades das secções a que pertençam. Já aos sócios efetivos acresce a responsabilidade de dirigir a atividade científica, literária e administrativa, eleger e ser eleito para os cargos académicos, apresentar comunicações próprias, relatórios, propostas e sugestões de trabalhos, entre outras atividades de elevado prestígio.

A atribuição oficial dos diplomas ocorrerá no próximo dia 7 de julho de 2022, no dia da Academia das Ciências de Lisboa.