Campus e Comunidade

Professor Luís Oliveira e Silva eleito membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa

O docente passa a ser o 15.º académico do Técnico a integrar a prestigiada instituição.

O docente do Departamento de Física (DF) e presidente do Conselho Científico (CC) do Técnico, professor Luís Oliveira e Silva, é o mais recente membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. A eleição do docente decorreu na reunião da classe de Física, esta quinta-feira, 5 de dezembro, da qual o docente do Técnico passa a fazer parte. “Ser membro da Academia é uma distinção que muito me honra. Pertencem à Academia muitos intelectuais que admiro, incluindo ilustres professores do Técnico”, frisa o professor Luís Oliveira e Silva. Lembrando que também o fundador do Técnico, professor Alfredo Bensaude, foi também membro da Academia, o presidente do CC afirma que espera “vir a contribuir para a missão da Academia e corresponder à confiança em mim depositada”.

Os académicos correspondentes de cada classe são indicados pelos académicos efetivos da respetiva classe, sempre que se verificar uma vaga na mesma. Os nomes indicados são depois apresentados ao sufrágio, e para a eleição é indispensável a maioria absoluta dos votos dos académicos efetivos da classe presentes. Entre os deveres principais de um académico correspondente estão: a presença nas sessões plenárias e da classe a que pertençam; a inclusão nos trabalhos da Academia, desempenhando as funções para as quais foram designados ou eleitos por deliberação da Academia ou da classe a que pertencem; o incremento das atividades das secções a que pertençam; e ainda a apresentação de comunicações próprias, memórias, relatórios, propostas, projetos e sugestões de trabalhos.

Além do professor Luís Oliveira e Silva, integram a lista de académicos correspondentes da Classe de Ciências os professores João Pedro Conde (secção de Física), Adélia Sequeira (secção de Matemática), Afzal Suleman (secção de Ciências da Terra e do Espaço), Isabel Sá Correia (secção de Ciências Biológicas), Joaquim Sampaio Cabral (secção de Ciências Biológicas), Hélder Rodrigues (secção de Ciências da Engenharia e Outras Ciências Aplicadas), Maria da Graça Carvalho (secção de Ciências da Engenharia e Outras Ciências Aplicadas) e António Reis (secção de Ciências da Engenharia e Outras Ciências Aplicadas). Já como membros efetivos desta mesma Classe, o Técnico tem 5 representantes: os professores Paulo Peixeiro de Freitas (secção de Física), Armando Pombeiro (secção de Química), Jorge Calado (secção de Química), Carlos Salema (secção de Ciências da Engenharia e Outras Ciências Aplicadas) e Luís Aires Barros (secção de Ciências da Engenharia e Outras Ciências Aplicadas). Por sua vez, o professor Bernardo Herold, professor jubilado do Técnico, integra a Classe de Letras, sendo membro efetivo da secção de Sociologia e Outras Ciências Humanas e Sociais. Além de membro efetivo, o professor Carlos Salema é também presidente da Academia de Ciências de Lisboa.