Campus e Comunidade

17 estudantes do Técnico ganham Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 

A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou a atribuição das Bolsas Gulbenkian para estimular a iniciação à investigação científica.

Dezassete estudantes do Instituto Superior Técnico ganharam a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos, da Fundação Calouste Gulbenkian, nas áreas de Biologia, Física, Matemática e Química.

Estas bolsas destinam-se a estudantes do ensino superior português, cujo desempenho académico se considere excecional e visam promover o talento dos mesmos, bem como estimular a iniciação à investigação.

Estudantes do Técnico premiados:

  • Biologia: Marta Vasconcelos, Simão Fonseca;
  • Física: Carolina Miranda, Duarte Lopes, João Belas, José Mariano, José Martins e Costa; 
  • Matemática: Afonso Alves, Filipe Pereira dos Santos, Filipe Pinheiro de Almeida, Francisco melo, Laura Guerreiro, Mariana Costa, Tiago Mourão, Tiago Morgadinho;
  • Química: Diana Marques, Leonardo Miranda;

O prémio inclui um apoio ao pagamento de propinas e para estímulo à investigação no valor de 1000 euros; uma segunda componente no valor de 1500 euros para “atividades de enriquecimento de talento como, por exemplo, cursos de formação avançada; participação em conferências e escolas de verão; estágios, cursos de línguas, aquisição de livros e material de laboratório”; e ainda uma fração complementar no valor de 1000 euros para candidatos cujo agregado familiar tenha um rendimento anual per capita não superior a 12000 euros.

Para serem elegíveis, os estudantes devem estar inscritos no 2.º, 3.º ou 4.º ano de cursos de licenciatura ou de mestrado integrado; ou no 1.º ano de cursos de mestrado, numa instituição de ensino superior portuguesa, e reunir uma média de classificações igual ou superior a 17 valores sem arredondamentos.

Lista completa de vencedores.