20 anos de história da Engenharia Biológica celebrados em clima de animação

O evento organizado pelo Núcleo de Engenharia Biológica do Técnico, em conjunto com o Departamento de Bioengenharia e o Grupo Alumni de Engenharia Biológica, juntou várias gerações do curso numa sessão que se estendeu pela tarde fora.

Foi através de sessão comemorativa aberta a toda a comunidade que se celebraram esta terça-feira, 3 de abril, os 20 anos de Engenharia Biológica no Técnico. O evento pautou-se pela animação própria da circunstância e em muito despoletada pelas recordações da evolução do curso, lembradas por professores e antigos alunos.

Catarina Soares, presidente do Núcleo de Engenharia Biológica (NEB), fez questão de referir na sua intervenção, a primeira da tarde, o agrado por constatar que “tantas caras familiares aderiram ao evento para comemorar esta data tão especial para o nosso curso”. Debruçando-se sobre a evolução “crescente e visível do curso no panorama do Técnico”, a aluna frisou “a qualidade dos docentes, mas também a excelência dos alunos” enquanto fator determinante numa “cada vez mais notória afluência de jovens”. Para o futuro, Catarina Soares afirma que “só se pode querer e esperar mais e melhor”.

O professor Joaquim Sampaio Cabral, presidente do Departamento de Bioengenharia e que esteve na génese da criação do curso, usou também da palavra fazendo uma retrospetiva destes 20 anos e lembrando o papel dos alunos durante o período: “são vocês que estão essencialmente de parabéns porque são o cérebro deste curso e o motivo para que nós tentemos sempre melhorar a forma como evoluímos”.  Também do passado e da bagagem que nele adquiriu falou a alumna Teresa Rodrigues, que frequentou a primeira edição do curso de Engenharia Biológica. “Não me arrependo nada desta escolha que fiz há 20 anos atrás”, começou por frisar. “O Técnico deu-me uma experiência muito grande que me valeu de muito nas inúmeras aventuras profissionais que assumi”, ressalvou a engenheira. Apesar de já ter trabalhado fora da área em que se formou várias vezes, a alumna revelou que “quando me colocaram a opção de sair da área de biológica eu pensei seriamente se o devia fazer, e é para esta área que tento sempre voltar”.

E porque não só de palavras se fez o aniversário, a organização preparou um desafio para os presentes. Através do Kahoot, uma plataforma online que permite criar jogos de perguntas e respostas, gerou-se um burburinho de curiosidade e animação em torno dos vinte anos de história do curso, e dos detalhes e personalidades que o pautaram. Instalada a animação seguiu-se depois para um momento informal de networking, onde os alunos tiveram oportunidade de perceber as oportunidades que os esperam no mercado de trabalho junto de alumni com carreiras consolidadas nas mais variadas áreas.