9.ª edição do Programa Shaping the Future acolhe mais de duas dezenas de professores e investigadores recém-contratados

Incluindo atividades como mesas redondas e debates, a iniciativa tem o intuito de acolher e familiarizar estes profissionais com o funcionamento e cultura da Escola.

Amanhece na Academia de Ciências de Lisboa, a 24 de junho, com vários professores e investigadores recém-contratados do Instituto Superior Técnico a aguardar o arranque da 9.ª edição do programa do Técnico ‘Shaping the Future’. A iniciativa, que tem como objetivo promover a adaptação destes profissionais à cultura do Técnico, decorre de 24 a 26 de junho e contou, naquela manhã, com a presença de 25 professores e investigadores auxiliares da Escola.

No decurso das atividades, os participantes serão formados nos tópicos da liderança de equipas e projetos de investigação, promovendo a sua afirmação profissional nas respetivas áreas de especialidade.

“Penso que estão presentes 25 participantes, coisa que me deixa feliz, uma vez que significa que estamos a renovar o Técnico”, partilhou Rogério Colaço, presidente do Técnico. Recordando que começou a dar aulas há 33 anos, frisou que, ao longo desse período, viu a relação entre estudantes e professores “mudar completamente”, devido à crescente facilidade no acesso à informação – “os estudantes têm acesso às mesmas respostas que nós, os professores, e por vezes mais até”. Atendendo a esse facto, o docente lançou uma pergunta – “qual é, então, o papel do professor atualmente?”. Convidando os presentes a refletir sobre o assunto, Rogério Colaço partilhou a sua perspetiva, defendendo que “os professores devem ser figuras-modelo para os estudantes, respeitando-os como adultos maduros e pessoas inteligentes”.

Pedro Brogueira, presidente do Conselho Científico do Técnico, instou os presentes a conhecerem-se e a trocarem impressões ao longo dos três dias do evento, destacando a importância destas conexões a nível profissional e pessoal. A presidente do Conselho Pedagógico, Teresa Peña, falou no “início de uma nova viagem” para os profissionais presentes e relembrou a influência da inteligência artificial no ensino, afirmando que “esta é a geração de professores que vai decidir ‘os certos e errados’ dessa interação”.

Nestes três dias, os professores e investigadores em período experimental no Técnico podem contar com debates, palestras e mesas redondas sobre tópicos como liderança académica, articulação do ensino e das atividades de investigação, comunicação institucional, captação de financiamento, uso de ferramentas de Inteligência Artificial no ensino e ainda sessões informativas sobre serviços do Técnico, entre outros assuntos. Adicionalmente, e com vista ao aperfeiçoamento das suas competências pedagógicas, os docentes podem ainda requisitar a observação das suas aulas por parte de elementos do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) para que, em reuniões subsequentes, possam discutir aspetos bem-sucedidos e outros a melhorar.

“O intuito é fazer um acolhimento de quem está a iniciar a formalização do seu contrato de trabalho”, referiu Gonçalo Moura, membro do NDA envolvido na organização do Shaping the Future. “Tentamos trazer temáticas pedagógicas, de financiamento, de organização e gestão de sala de aula”, enumerou, acrescentando que os participantes em edições passadas destacaram a utilidade de “saber como a instituição funciona e onde estão os diferentes serviços, bem como os procedimentos para obter financiamento, conhecendo a escola de uma forma transversal”.