‘Shaping the Future’ – evento de acolhimento a novos docentes e investigadores vai na 8ª edição

A iniciativa tem como objetivo ambientar novos docentes e investigadores à cultura do Técnico, contribuindo para a qualidade do ensino e investigação.

A 8ª edição do programa “Shaping the Future” decorreu nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2023 na Academia de Ciências de Lisboa. Organizado pelo Conselho Científico e pelo Conselho Pedagógico, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), esta é uma formação intensiva que promove a adaptação dos docentes e investigadores recém-integrados na carreira à cultura do Técnico, fomentando a qualificação da docência.

“Carreira Académica” foi o mote do primeiro dia de formação, que abriu com as boas-vindas do Presidente do Técnico, Rogério Colaço. O Presidente sublinhou a importância deste programa de formação, reforçando que “queremos não apenas renovar o corpo docente como dar-lhes as ferramentas e todo o apoio para serem os melhores professores para os melhores estudantes”. Mencionou também “a importância do planeamento da carreira”, destacando o facto de que o programa inclui um período de sabática.

A acompanhar as boas-vindas do Presidente estiveram também o Presidente do Conselho Científico, Pedro Brogueira, a Presidente do Conselho Pedagógico, Teresa Peña, e o Coordenador do programa Mentoring, João Ramôa Correia

Na primeira manhã, houve tempo para os formandos se conhecerem melhor durante na sessão de networking interno, dinamizada por Isabel Gonçalves, para refletir sobre liderança académica, com Paulo Ferrão, e para discutir a importância dos start-up funds (financiados pelo Banco Santander). Tânia Ramos e Fábio Fernandes partilharam também o impacto da licença sabática no estrangeiro na sua carreira académica.

O almoço contou com a palestra de Miguel Prazeres sobre perspetivas de desenvolvimento de carreira. No período da tarde, Ana Póvoa deu o seu testemunho sobre como combinar ensino e investigação de excelência. A transição para a vida na academia foi o tema de uma mesa redonda que contou com a participação de Susana Vieira, Gonçalo Figueira e Leonardo Azevedo, com a moderação de Luís Oliveira e Silva. Os trabalhos deste dia encerraram com uma sessão de perguntas e respostas entre os novos docentes e investigadores e os professores Pedro Brogueira, Teresa Peña e João Ramôa Correia.

O segundo dia foi dedicado aos “Desafios no Ensino” e abriu com uma sessão sobre a caracterização psicológica do estudante do Técnico e os sistemas de apoio aos estudantes, sob a responsabilidade do NDA. O plano de trabalho deste dia contou com duas mesas redondas, uma sobre “Ensino na era dos Large Language Models e da Inteligência Artificial” e outra sobre “Ensino no século XXI: ensinar e aprender com Flipped Classroom, Project Based Learning e Acompanhamento de Estudantes”.

Ao almoço, Dídia Covas partilhou a sua visão sobre a supervisão, o recrutamento e a interação com os estudantes. Da parte da tarde, houve espaço para dois webinários, via zoom, um da professora Petra Rudolf (Universidade de Groningen) com “aconselhamento fora da caixa” para os participantes, e outro com a professora Elizabeth Keller (KTH, Estocolmo) sobre inovação no ensino e processos de aprendizagem. Este dia encerrou com a apresentação de Joana Lobo Antunes sobre a importância da comunicação de ciência na carreira dos jovens académicos e investigadores.

“Conhecer o Técnico” e “Desafios de Financiamento” foram os dois temas do último dia de trabalhos. O dia começou com uma apresentação dos diversos serviços do Técnico relevantes para os docentes e investigadores recém-integrados, a que se seguiu um painel sobre captação de financiamento de forma a promover a independência científica.

A sessão de encerramento esteve a cargo de Pedro Brogueira, João Ramôa Correia e Teresa Peña. A 8ª edição do “Shaping the Future” contou com a participação de oito professores e oito investigadores.