A Barbie Astrobióloga do Técnico

A professora Zita Martins foi uma das dez mulheres inspiradoras homenageadas pela marca Mattel no Dia Internacional das Raparigas.

Há vários estudos que vincam a influência que os brinquedos têm na escolha das nossas opções profissionais, servindo de inspiração ou mesmo deixando evidenciar futuras profissões de sonho. Pois bem, toda a gente conhece uma criança fascinada pela mítica Barbie, e se até há uns anos atrás esta boneca estava associada a estereótipos de perfeição hoje em dia a marca responsável pelo brinquedo, a Mattel, pretende ir muito para além disso. A empresa tem apostado em que as suas bonecas reflitam o mundo como ele realmente é, com a real diversidade que o pauta. É no seguimento desta linha e pretendendo incentivar as raparigas de todo o mundo a serem o que quiserem, que a Barbie tem pelo terceiro ano consecutivo transformado mulheres portuguesas inspiradoras em bonecas one-of-a-kind, através dos Barbie Awards. Desta vez a marca não esqueceu a ciência e inspirou-se na professora Zita Martins, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) do Técnico para criar uma barbie astrobióloga.

De calças de ganga, óculos de proteção, bata branca e segurando um Erlenmeyer a boneca astrobióloga não deixa ninguém indiferente. Os traços físicos, a cor de cabelo e dos olhos são muito idênticos aos da professora Zita Martins, e quem a conhece facilmente o percebe.  Além da docente do Técnico, a iniciativa contemplou mais nove mulheres portuguesas, das mais diversas áreas, consideradas inspirações para as novas gerações de raparigas. O Dia Internacional das Raparigas, 11 de outubro,  foi a data escolhida para mostrar ao mundo e às homenageadas as bonecas criadas à sua semelhança. “É interessante que a minha Barbie pode tirar a bata, os óculos e o Erlenmeyer, ficando com um aspeto normal, ou seja, depois de um dia de trabalho, os cientistas são pessoas como todas as outras”, comenta a professora. “Ter a Barbie Zita Martins, Astrobióloga contribui para mostrar que a presença da Ciência na sociedade deverá ser normal e acima de tudo fundamental”, acrescenta de seguida a docente.

Destacando a importância e gratidão perante esta homenagem, a docente do DEQ afirma que “estes prémios são sempre recebidos com muita alegria, devido ao que representam, ou seja, o reconhecimento do trabalho que tenho feito, tanto a nível científico como a nível da comunicação de Ciência, com especial ênfase na questão de desafiar estereótipos e inspirar um mundo em que haja igualdade de género”.  Apaixonada pela sua profissão e empenhada em tudo o que faz, a docente não esquece a responsabilidade acrescida que este prémio lhe traz: “de trabalhar ainda mais em todas estas questões”. Quando questionamos a homenageada do Técnico sobre os motivos que na sua opinião poderão estar por detrás desta escolha, a docente não hesita: “penso que fui considerada uma inspiração porque com o meu trabalho e com as atividades de comunicação de Ciência mostro às meninas e aos meninos o que são os cientistas, o que fazem no seu dia-a-dia e que os cientistas tanto podem ser homens como mulheres”. “Penso que fui também considerada uma inspiração porque fui pioneira na área da Astrobiologia em Portugal. E ser pioneira em algo implica muitas batalhas, muito trabalho e esforço para abrir novos caminhos para as futuras gerações”, complementa.

Tal como tantos de nós, também a professora Zita Martins na sua infância “não gostava de bonecas porque não me revia de todo nelas e na mensagem que passavam, incluindo as Barbies”, partilha. “Felizmente a sociedade evoluiu desde então, assim como as bonecas e a mensagem que os brinquedos atuais passam”, comenta a docente do DEQ. Hoje em dia as bonecas mais famosas do mundo já representem mulheres reais, das mais diversas profissões, incluindo por exemplo Barbies Engenheiras Robóticas, a Barbie Katherine Johnson – Matemática e Física que trabalhou na NASA, ou a Barbie Amelia Earhart – pioneira na área da aviação. “É fundamental que a família e a comunidade escolar apoiem as meninas e meninos, e lhes mostrem o papel que a Mulher desempenha na sociedade, tanto a nível da escolha dos diferentes brinquedos, das atividades dos tempos livres, como do que é ensinado nas salas de aula”, declara a professora Zita Martins.

Voltando ao início deste artigo, curiosamente, ou não, além dos peluches, dos Legos, e de outras tradicionais brincadeiras de crianças, os tempos lúdicos da docente do Técnico eram também passados em torno de um microscópio verdadeiro que tinha em casa. Não tem tanto que se lhe diga?