Mulheres com ligação ao Técnico entre as mais influentes de Portugal em 2017

As alumnae Isabel Vaz, Paula Panarra, Cristina Fonseca e a professora e investigadora do Técnico, Zita Martins, integram a lista de mulheres com papeis preponderantes nas mais diversas áreas em 2017, elaborada pela revista Executiva.

O Palácio da Foz, em Lisboa, recebeu na passada quinta-feira, 12 de abril, a cerimónia de eleição das “25 Mulheres Mais Influentes de Portugal”, promovida pela revista Executiva.  Além das 25, onde consta o nome da alumna do Técnico, a engenheira Isabel Vaz, há uma lista paralela com muitas outras que assumem papeis preponderantes em diferentes áreas da sociedade e onde se destacam mais três nomes da Escola:  as alumnae Paula Panarra e Cristina Fonseca, e a professora e investigadora, Zita Martins. Os prémios foram entregues pelas mãos da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, e distinguiram mulheres das mais diversas áreas, desde a ciência à moda, passando pelas artes, o entretenimento e a política.

Na décima posição da listagem das “25 Mulheres Mais Influentes de Portugal” está a alumna Isabel Vaz, líder de um dos principais grupos na área da saúde- Luz Saúde, definida no texto que acompanha a publicação dos prémios como “cada vez mais uma gestora de referências e de emulação”. Licenciada em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico, em 1990, a engenheira que recebeu recentemente o prémio Maria de Lourdes Pintasilgo atribuído pela escola que a formou, tem desempenhado ao longo dos últimos 19 anos um papel de excelência à frente do atual grupo Luz Saúde, ultrapassando as várias mudanças estruturais que o mesmo foi sofrendo ao longo dos últimos anos.

Cristina Fonseca, co-fundadora da Talkdesk, e Paula Panarra, diretora-geral da Microsoft Portugal foram distinguidas enquanto empresárias e gestoras de sucesso. Por sua vez, a professora Zita Martins, considerada uma das maiores do Mundo em astrobiologia, foi destacada no campo da ciência.

Esta é a 3ª edição do prémio criado pela Executiva, patrocinada pela Multicare, PwC, Transearch e SEAT. Tal como foi referido na cerimónia, um dos objetivos destes prémios passa por “inspirar outras mulheres a seguirem carreiras de sucesso nas suas diferentes áreas de atividade”. A influência destas mulheres foi aferida com base em cinco critérios: carreira (currículo profissional), imagem (presença mediática em Portugal e a nível internacional), rede (reconhecimentos pelos pares), poder (impacto social, profissional, político e empresarial na sociedade) e fortuna (capacidade e recursos financeiros).