À descoberta do encanto de estudar engenharia

O projeto-piloto “Engenheiras por 1 dia” entrou agora numa nova fase, sendo as escolas convidadas a visitar o Técnico contactando diretamente com estudantes das várias áreas.

Guiadas pela experiência e pelas palavras de alunas do Técnico, cerca de 60 estudantes do 10º e 11º ano do Agrupamentos de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, tiveram a oportunidade de na manhã desta quinta-feira, 22 de fevereiro, perceber todo o interesse subjacente ao facto de estudar engenharia, numa visita pela escola e por alguns dos espaços pertencentes aos núcleos de alunos. A visita é mais uma das fases do projeto-piloto “Engenheiras por 1 dia“, que junta os estabelecimentos de ensino, o Instituto Superior Técnico e três empresas da área da tecnologia, procurando atrair mais raparigas para as áreas da engenharia.

A Mónica Ramalho e a Inês Viveiros ficaram responsáveis por mostrar aos grupos de raparigas as instalações do Formula Student Lisboa (FST Lisboa), a equipa de que fazem parte. Além da visita entusiástica que conduziram, revelaram-se um retrato muito prático e feliz de estudantes de engenharia, mostrando-se realizadas, muito ocupadas, e com ambiciosas aspirações futuras. “Uma autêntica inspiração”, afirmavam Mélanie Serra e Sara Gameiro duas das jovens alunas da Escola de Vila Franca de Xira, e das mais curiosas e interventivas durante a visita.

A sala onde são desenhadas e testadas todas as peças do carro, a oficina, os vários protótipos que já foram construídos, as funções dos vários membros da equipa, a aprendizagem que esta atividade extracurricular oferece foram alguns dos pontos do itinerário e da conversa. “Não tinha ideia que era assim, e a engenharia nem sequer me despertava a atenção, mas depois de tudo o que elas contaram, de ver tudo o que elas são capazes de fazer, e da entreajuda que existe aqui, acabei por perceber que é uma área muito gira”, afirma Mélanie. A colega Sara acena com a cabeça e completa: “na nossa cabeça ainda imaginamos apenas os rapazes a fazer este tipo de coisas, mas ver raparigas com tanto conhecimento e a dar cartas nestas coisas é muito interessante”.

Depois de terminada a passagem pelas instalações e do contacto com vários membros da equipa FST Lisboa, o grupo da Melanie e da Sara seguiu para os Laboratórios do Instituto de Sistemas Robótica (ISR). Por lá a partilha de rotinas, de conhecimento, a versatilidade da engenharia, o espanto e o encanto repetiram-se.

Apesar do foco do projeto-piloto ser o público feminino, o objetivo central passa pelo combate à segregação das ocupações profissionais em função do sexo e por isso também os rapazes foram convidados a participar na visita e envolvidos em atividades de bioengenharia e arquitetura.