À descoberta da Engenharia de Materiais

Ao longo desta semana, a iniciativa organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais do Instituto Superior Técnico (NEMat) atraiu cerca de 2000 estudantes do secundário.

Edição após edição, o “Explora os Materiais” tende a reinventar-se, contornando constrangimentos e surpreendendo os alunos do secundário que participam. Este ano, mudou-se o palco da iniciativa organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais do Instituto Superior Técnico (NEMat), e isso foi apenas uma motivação para reinventar a iniciativa, dando-lhe ainda mais fôlego e captando ainda mais escolas interessadas. Ao longo desta semana foram dois mil os alunos do secundário que visitaram o Técnico, descobrindo a Engenharia de Materiais através da dedicação e paixão dos alunos do curso.

Conhecidos engenheiros e cientistas que contribuíram para a Engenharia de Materiais deram nome às salas que acolhiam as várias experiências do “Explora os Materiais”. Durante duas horas, e depois de uma apresentação do NEMat, os alunos eram divididos em grupos e divididos pelas várias e criativas atividades que iam demonstrando como esta área está presente no dia-a-dia.

De forma curiosa, mas muito interessada os estudantes do secundário iam ouvindo atentamente como se processam os ensaios de flexão, percebendo o que são compósitos e a sua presença em diversos objetos, ou compreendendo como é simples criar uma amostra de nano partículas de ouro. Na maioria das vezes, depois da explicação dos monitores, seguia-se a oportunidade de tocar materiais, ou de fazer a experiência com as próprias mãos- com toda a cautela e apoio necessários.

O sucesso desta iniciativa mede-se essencialmente pela participação ativa que gera, pelo espanto que causa, e pelo conhecimento que semeia. Assim o vincam, os dois responsáveis pela organização,  Inês Pinho e Paulo Ramiro. “As escolas dizem-nos que os alunos gostam imenso. As experiências são muito práticas, ajudam a envolvê-los e eles aprendem imenso”, destaca Inês Pinho. “Apesar de ter sido mais difícil de planear, este ano e com a mudança do evento para várias salas, temos tido um feedback muito mais positivo das escolas que nos dizem que os alunos desfrutam mais”, acrescenta.

O triunfo da iniciativa percebe-se também no alcance geográfico que foi obtendo, como explica Paulo Ramiro. “Neste momento, devido à nossa divulgação e aos bons resultados conseguimos chegar a todo o país. Tivemos contactos de uma escola de Vila Nova de Gaia e conseguimos mesmo ter presentes escolas de Viana do Alentejo, Setúbal, Torres Novas e Peniche. Queremos continuar este caminho”, salienta o elemento da organização. Para Inês Pinho, também o curso de Engenharia de Materiais tem beneficiado deste êxito: “acredito mesmo que esta iniciativa ajuda a atrair mais alunos para o curso”. “Hoje em dia, a maior parte das pessoas que entra no nosso curso já o escolhe como primeira opção e não tem como intuito pedir transferência para outro curso do Técnico. Queremos acreditar que o nosso evento tem contribuído para isso, através da divulgação desta área”, destaca ainda a responsável pela organização, visivelmente feliz com o trabalho realizado.