A inteligência artificial como pano de fundo de mais um jantar da AAAIST

O professor Arlindo Oliveira partilhou os progressos sentidos na área na qual assenta a obra que recentemente lançou.

Mais de uma centena de alunos e antigos alunos acederam ao convite da Associação dos Antigos Alunos do Instituto Superior Técnico (AAAIST) e compareceram ao jantar desta quinta-feira, 25 de maio. “Ao tempo que já não te via”, é bem capaz de ser a frase que mais se ouviu entre os grupos de conversa que se foram criando. Não há critério para se estabelecer conversa, e o elo de ligação é incontornável: o Técnico.

A AAIST alargou estas iniciativas, cada vez mais constantes, também aos atuais alunos, o que acabou por gerar uma mescla geracional que combinou na perfeição com a visita aos tempos marcantes e à troca de experiências que se estendeu ao longo de todo o jantar.

Além da confraternização, o evento conta sempre com um testemunho de alumni que num breve período partilha a aprendizagem e os desafios que se seguiram à vida de estudante. Desta vez, o convidado de honra foi um nome bem conhecido do Técnico, o presidente e professor da escola, Arlindo Oliveira. O alumnus 26.400 teve direito a uma viagem fotográfica pelos tempos em que estudou no Técnico. Posteriormente, o livro que recentemente lançou “Digital Minds” abriu caminho a uma longa e estimulante conversa sobre a inteligência artificial e os desafios futuros que a mesma irá impor à evolução humana.

Os primeiros algoritmos, as rápidas e surpreendentes transformações “que se vão sobrepondo” ou as aplicações tecnológicas às múltiplas áreas foram alinhavando o discurso do professor Arlindo Oliveira. Numa lógica muito futurista, o autor deixou bem patente que os anos seguintes serão em muito influenciados pela inteligência artificial, não sendo, porém, capaz de prever a amplitude dessa influência. “Não somos bons a antecipar as consequências das evoluções exponenciais, porque os desenvolvimentos são sempre muito mais rápidos do que aquilo que prevemos”, reiterou.