“A matemática está em todo o lado”

É esta uma das inspirações da organização das Jornadas de Matemática e que orientou a estruturação do programa do evento que pretende mostrar a versatilidade e abrangência da matemática.

A música, os alunos que dançavam em grupos, tentando coordenar-se entre si, confundiam e ao mesmo tempo atraíam a atenção de quem passava. Estava a decorrer um workshop de dança dentro da exposição das Jornadas de Matemática (JM), porém não foi por acaso que aconteceu, faz parte da estratégia do Núcleo de Estudantes de Matemática do Instituto Superior Técnico (NMATH-IST) surpreender e mostrar como a matemática está representada nas artes. Estas ideias foram projetadas nas várias atividades que preenchem o programa da terceira edição das JM, que decorrem entre 4 e 7 de abril.

A exposição didática que ocupa o átrio do pavilhão central é toda ela dedicada ao tema “A matemática nas 7 artes”. Além das bancas com empresas parceiras onde os alunos poderão esclarecer dúvidas e trocar impressões sobre o mercado de trabalho, a qualquer hora é possível aprender a fazer figuras geométricas em 3D ou um origami. É essencialmente através destas atividades que a organização quer “abrir as portas da matemática ao Técnico, mostrar aos alunos a abrangência da matemática, e como pode ser divertida”, explica Marta Correia, vice-presidente do NMATH-IST e uma das responsáveis pela organização das JM. “A matemática está em todo o lado e esperamos passar essa ideia”, acrescentou.

O primeiro dia das JM foi aberto a estudantes do ensino secundário, e os cerca de 80 alunos de quatro escolas foram presenteados com diversas atividades ligadas à matemática, desde palestras a um workshop de jogos matemáticos. “No final e mesmo depois do horário estipulado foram muitos os que quiseram ficar mais um bocadinho”, conta Marta Correia.

Nestes últimos dois dias, e apesar de a exposição se manter, o programa das JM vai centrar-se na realização das palestras, “direcionando-se mais para os alunos da área e para os conteúdos da matemática”, como explica a Vice-presidente do NMATH-IST. Os diferentes ramos da Matemática assim como as aplicações da mesma, ou ainda a partilha de experiência de alumnis serão os fios condutores das sessões que decorrerão no Anfiteatro Abreu Faro.