A meio da Semana de Acolhimento, receção aos novos estudantes segue em força

Atividades de integração social dos novos estudantes têm sido um dos principais focos do evento.

Uma bola vermelha rodopia pelo ar, aterrando nas mãos de um jovem que sorri, algo nervoso – é a sua vez de falar para o grupo. “Eu sou o Rodrigo”, começa, a voz ganhando confiança a cada palavra. “Estive noutro curso no ano passado e mudei agora para Engenharia Biomédica”. A bola é lançada de novo e torna a descer, desta vez recebida por uma estudante que ri com desenvoltura. “O meu nome é Beatriz”. Já tinha estudado cinema, mas desta vez escolheu Engenharia do Ambiente. “Tenho expectativas para bons churrascos e muitos amigos”. Com efeito, é para criar amizades entre os recém-chegados ao Técnico que decorrem atividades como esta, em que os estudantes dispostos em círculo se apresentam ao grupo passando uma bola uns aos outros.

Decorre o terceiro dia da Semana de Acolhimento. Desta vez, a receção aos novos estudantes está a ser no exterior do Pavilhão Central. Nos primeiros dois dias, devido às condições meteorológicas, o ‘primeiro encontro’ houvera sido no átrio do edifício. Desta vez, as mesas dispostas à frente das letras do Técnico anunciavam que o acolhimento e integração dos recém-chegados começaria logo ali, antes sequer de serem dados os primeiros passos no interior das instalações. É junto a estas mesas que os novos estudantes recebem o seu ‘kit de Novo Estudante’, que inclui um exemplar do Guia Estudante e uma t-shirt da instituição, sendo depois integrados no grupo onde estão os seus mentores – os estudantes de anos mais avançados que estarão disponíveis para ajudar com a adaptação à vida universitária.

Feitas as apresentações, os grupos vão avançando pelo percurso habitual do acolhimento, passando por vários dos espaços da Escola de que irão usufruir inúmeras vezes nos próximos anos. Assim é tanto no campus Alameda como no campus Taguspark, este último que conta com uma sessão de apresentação da Licenciatura de Engenharia de Gestão Industrial no anfiteatro, no fim do percurso. No campus Alameda, as sessões de apresentação decorrem da parte da tarde, dedicadas às licenciaturas em Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Engenharia Química e Engenharia do Ambiente.

Nestas sessões, os estudantes ficaram a conhecer o coordenador do seu curso e os representantes do Núcleo de Estudantes. Tiveram também a oportunidade de conhecer presencialmente o docente que lhes foi atribuído como tutor e que os acompanhará ao longo do seu percurso académico (e alguns destes docentes fizeram até questão de reunir com os seus tutorados no próprio dia, para que todas as apresentações ficassem feitas). Têm ainda a oportunidade de ficar a conhecer os meios que o Técnico disponibiliza para que os estudantes potenciem o seu sucesso escolar, através do Núcleo de Desenvolvimento Académico. Estes incluem ações de formação para estudo eficaz e gestão de tempo, salas de estudo online e bolsas de estudo, entre outros.

A receção a estas iniciativas parece ser bastante positiva. “Os estudantes sentem-se, de facto, acolhidos. Isso é uma mais-valia do Técnico, sem dúvida”, conta Simão, que entrou em Engenharia Química, após um ano noutra instituição. “Na outra faculdade, senti que o acolhimento foi um pouco mais distante. Aqui, as mentoras integraram-me rapidamente no grupo”, acrescenta, referindo-se também ao programa mentor-mentorado já descrito.

Nos próximos dias, serão acolhidos mais estudantes de outros cursos. O artigo de Primeiros Passos no Técnico contém informações úteis a estes e outros estudantes que, por esta altura, dão entrada na Faculdade.

Ver Fotogaleria