Campus e Comunidade

“A primeira aula de uma nova fase na vida do professor Pedro Girão”

O especialista em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, professor Pedro Girão, ministrou uma Lição de Jubilação na cerimónia de despedida do Técnico.

Esta quinta-feira o Centro de Congressos do Técnico preparou-se a preceito para receber a Cerimónia de Jubilação do professor Pedro Girão, professor catedrático do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC). À entrada do centro de congressos, muitos marcavam a sua presença, à medida que se aproximava a hora de começar a sessão, que incluiu uma Lição de Jubilação intitulada “Engenharia Eletrotécnica e de Computadores: 1970-2020 e Para Além.”

Perto da hora de início da cerimónia, as 300 cadeiras vermelhas começaram a ser ocupadas gradualmente, para acolher a aula do docente. O presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, abriu a sessão, dizendo que não gosta de chamar esta aula de última aula, mas sim de uma primeira aula numa nova fase da vida do professor Pedro Girão, salientando os seus 48 anos de contribuição para o Técnico, e agradecendo a sua dedicação.

Com a sala cheia e uma audiência expectante seguiu-se a intervenção do professor Marcelino Santos, da Área Científica de Eletrónica do DEEC, que fez um breve resumo da carreira do docente, salientando os principais marcos históricos ao longo do seu percurso no Técnico.

O percurso académico e científico

Licenciou-se no Técnico em Engenharia Eletrotécnica no ramo de Telecomunicações e Eletrónica em 1975, com 17 valores, e adquiriu o grau de Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em 1985. Em 1995 conquistou o título de agregado, igualmente, em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Foi professor catedrático na sua área de formação desde 2007 até à data da sua Jubilação, em 2022. “O professor Pedro Girão lecionou cerca de três dezenas de unidades curriculares, metade das quais por ele criadas”, salientou o professor Marcelino Santos.

“Como professor, lecionou ainda na Roménia, Polónia e Espanha. Colaborou com as instituições universitárias de Macau, Cabo Verde, Angola, Moçambique, na elaboração de programas curriculares. Em simultâneo organizou e lecionou várias ações de formação profissional no âmbito do Fundo Social Europeu”, referiu.

O professor Pedro Girão participou ainda na criação de vários cursos do Técnico como a Licenciatura em Engenharia Eletrónica, Licenciatura em Engenharia Biomolecular e Nanosistemas, Licenciatura em Engenharia em Gestão Industrial, Licenciatura em Engenharia do Ambiente, Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial e Especialização em Instrumentação e Medidas Elétricas do programa de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica.

“Foi membro do Centro de Eletrotecnia da Universidade Técnica de Lisboa e, desde 1997, integra o Grupo de Instrumentação e Medidas no Instituto de Telecomunicações (IT)”, acrescentou. Investigador sénior, o professor Pedro Girão desempenhou diversas funções, entre elas como co-responsável, por um período de cerca de 15 anos, pela área científica. E chegou a coordenar vários projetos de cariz nacional e internacional, que deram origem a 10 pedidos de patentes.

Com uma carreira e experiência invejáveis, o professor Pedro Girão orientou vários estudantes nas suas teses conducentes ao grau de doutor, no Técnico e, igualmente, a vários estudantes, na Roménia. No total, foram orientados mais de 40 alunos pelo docente nos mais diversos graus. Foi autor e co-autor de 2 livros, vários capítulos de livros com diversas edições e 70 artigos em revistas internacionais e 14 artigos em revistas nacionais.

Assumiu diversos cargos de gestão universitária como Presidente para os Assuntos Administrativos do Técnico, Presidente do DEEC, Vice-Presidente para a Investigação e Desenvolvimento do DEEC, Coordenador da Área Científica de Eletrónica e da Secção de Eletrotecnia Teórica e Medidas Elétricas do DEEC, Coordenador do Programa de Pós- Graduação do DEEC e dos Mestrados, entre outros.

O perfil do docente e do homem

A intensidade da luz do Centro de Congressos baixou gradualmente. Seguiu-se a Lição de Jubilação, em que o professor Pedro Girão guiou todos os presentes numa viagem através da sua área de especialização desde 1970 até 2020, dando um enquadramento geral e cronológico sobre a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e os seus principais marcos históricos. No final da lição, o agora professor jubilado manifestou as suas aspirações para o futuro, naquela que considera que será a manifestação da engenharia, como um contributo relevante para a evolução tecnológica.

A emoção tentou tomar conta das palavras quando chegou a fase da retrospetiva da sua carreira no Técnico e agradeceu aos seus mestres, alunos, colegas docentes e não docentes. Manifestou um misto de emoções entre alegria e tristeza. Alegria, por ter cumprido o seu dever, e sentir-se feliz a fazer aquilo que sempre gostou de fazer. Mas também de tristeza, por ter terminado agora essa atividade e por esse mesmo fecho ser como que uma passagem para um estatuto ao qual chamam velhice e com o qual não se identifica.

O docente e o homem que não conhece a monotonia, por estar sempre ocupado com as diversas matérias do seu interesse, despediu-se com alguns slides da sua apresentação em que figuravam diversos rostos de alunos e, seguidamente, dos colegas não docentes com quem privou ao longo de tantos anos, nos mais diversos departamentos do Técnico.

Seguiram-se algumas palavras do professor José Alberto Santos-Victor, Presidente do DEEC, que agradeceu ao professor Pedro Girão, elogiando a sua Lição de Jubilação e deu-se o encerramento da sessão. Muitos foram os que se apressaram a tentar chegar mais perto do professor jubilado. Trocaram-se sorrisos, gargalhadas e muitos abraços.

À saída do Centro de Congressos, quando questionado sobre o leva no coração depois da cerimónia, o professor Pedro Girão referiu sentir-se feliz porque teve “uma companhia significativa de pessoas” ao longo dos anos, mas mencionou também estar um pouco triste por “não ter conseguido expressar aquilo que queria exatamente expressar em termos de agradecimento, às pessoas”, pois tinha muito mais para dizer.

“Os alunos são a minha razão de ser enquanto professor”

Como mensagem final, em relação aos colegas, esclareceu que não acrescentaria muito, pois “não poderia mencionar nomes individuais” dado que seria impossível mencioná-los a todos. Optou, por isso, por referir-se aqueles que já não se encontravam presentes, dando-lhes um maior destaque na apresentação.

Aos alunos, referiu emocionado, que gostava que tivesse ficado assente a mensagem de que os alunos são a sua razão de ser enquanto professor. “Faz-me falta o contacto com os alunos, porque são a continuação da nossa juventude. E o que nos força a mantermo-nos atualizados e ativos é exatamente essa juventude. Gosto muito de ensinar e contribuir para que eles cresçam” a todos os níveis.

Refere ainda que sente, verdadeiramente, “que com todos os problemas e limitações que existem, o que mantém a estrutura a funcionar são os não docentes. São extremamente importantes para a escola”, e reconhece a importância da relação próxima que estabeleceu com estes profissionais durante os seus anos de carreira.

No final arrumaram-se os materiais, apagaram-se as luzes e fechou-se a porta. Quanto ao professor Pedro Girão, manterá sempre uma ligação ao Técnico, fruto do trabalho que desenvolveu na instituição.