Alumna do Técnico eleita Membro Honorário da Academia Europaea

A professora Maria da Graça Carvalho, antiga aluna e professora do Técnico, é um dos poucos nomes a nível internacional reconhecidos com este estatuto.

A professora Maria Graça Carvalho, antiga aluna do Técnico, foi eleita recentemente membro honorário da Academia Europaea. “Surpreendida e muito honrada”, foi assim que a também docente da escola se sentiu ao receber a notícia da distinta nomeação. A Academia Europea desenvolve a sua ação na educação e formação, sendo uma referência internacional. Da lista de membros apenas constam 12 personalidades a nível mundial, havendo apenas mais um português, além da professora Maria da Graça Carvalho, o professor Marçal Grilo.

O estatuto de Membro Honorário é uma forma de a academia “reconhecer o percurso de investigação de excelência, mas também a contribuição para o desenvolvimento das políticas científicas ao mais alto nível na Europa levadas a cabo pelas personalidades escolhidas”, destaca a antiga aluna do Técnico.  Por isso mesmo a listagem é composta por antigos Comissários Europeus com a pasta da Ciência, Dirigentes de Fundações com um papel importante na investigação científica, mas também a antiga Conselheira Científica do Presidente da Comissão Europeia, a Diretora Geral da UNESCO, a antiga Primeira-Ministra da Noruega, e a antiga Diretora Geral da Organização Mundial da Saúde.

Os Membros da Academia Europaea, uma associação europeia não-governamental, deverão encorajar a excelência na Ciência e na Educação, “promover uma maior ligação entre o mundo científico e a sociedade contribuindo para uma melhor compreensão por parte da sociedade dos benefícios da Ciência e da Educação”, esclarece a professora, pronta para assumir o papel.