Alumna do Técnico recebe Prémio Ibérico de Investigação da Arquitetura Tradicional

Mafalda Pacheco venceu a 5.ª edição do galardão que distingue teses de doutoramento e mestrado, de qualidade excecional, realizadas em instituições universitárias de Portugal e Espanha.

A antiga aluna do Técnico, Mafalda Pacheco, venceu, em ex-aequeo, a 5.ª edição do Prémio Ibérico de Investigação da Arquitetura Tradicional. Na origem desta distinção está a dissertação de doutoramento intitulada “Fuzeta: um núcleo urbano piscatório singular”, desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Arquitetura e que teve a orientação científica do professor João Vieira Caldas, docente do departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos( DECivil), e da professora Renata Malcher de Araújo, docente da Universidade do Algarve.

O galardão é organizado desde 2010 pela Fundação Convento da Orada (Portugal), a Fundación Antonio Font de Bedoya (Espanha), a Fundación Cultural del Colegio Oficial de Arquitectos de León (Espanha), e a Ordem dos Arquitetos (Portugal), que partilham valores comuns, na promoção do conhecimento e da preservação do património tradicional da Península Ibérica. Com um carácter bienal, o prémio tem o valor de 3000 euros e distingue teses de doutoramento e dissertações de mestrado, realizadas em instituições universitárias de Portugal e Espanha.

A 5.ª edição do Prémio Ibérico contou com 25 candidaturas, das quais 23 candidaturas foram consideradas elegíveis, segundo os critérios estipulados no regulamento. De entre estas foram apurados 5 finalistas, tendo-se tomado a decisão, que o Prémio Ibérico 2019–2020 seria atribuído ex-aequeo a Mafalda Pacheco e Ignacio Cabodevilla Artieda.

O júri considerou, que os 2 trabalhos distinguidos se “complementavam, apesar de se destacarem em âmbitos distintos”. Acerca do trabalho da alumna do Técnico o júri sublinhou que “o trabalho patrimonial sobre a vila piscatória da Fuzeta, destacou-se por um amplo e aprofundado estudo de grande autenticidade, sobre património tradicional, que se encontra em risco de desaparecer”.

Na fundamentação desta distinção foi ainda destacado que “ambos os premiados desta 5.ª edição do Prémio Ibérico cumpriram os critérios estabelecidos, apresentando um contributo relevante nas áreas respetivas, nas quais alcançaram uma base teórica sólida e uma grande originalidade na forma de resolução das problemáticas abordadas”. É ainda sublinhada “a utilização do desenho enquanto ferramenta de consolidação do conceito de ‘tradição’”.

Licenciada (2004), mestre (2009) e doutorada em Arquitetura (2018) pelo Instituto Superior Técnico, Mafalda Pacheco foi bolseira de doutoramento no CERIS.  É, atualmente, investigadora integrada do Centro de Humanidades (CHAM- FSCH), Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores. Individualmente tem conduzido pesquisas nas áreas da História do Urbanismo, da Arquitetura e da Construção Tradicional em Portugal e no Mediterrâneo, tendo alguns trabalhos publicados sobre estes temas.