Alumni do Técnico em destaque na Web Summit

São vários os antigos alunos que sobem aos palcos da Web Summit para falar de temas tão diversos como inovação na saúde, tratamento de dados, startups ou economia digital.

Além das centenas de alunos, alumni, professores, investigadores e funcionários do Técnico que participam na Web Summit como “attendees”, um grupo restrito de antigos alunos ocupa os palcos da maior conferência de tecnologia mundial, que se realiza em Lisboa até quinta-feira.

Jaime Jorge, fundador da Codacy e vencedor da competição de pitches da Web Summit em 2013, foi o primeiro a entrar em ação, logo na primeira noite da conferência (dia 7), numa conversa sobre “Portugal: Startup Nation”, em que também participaram Miguel Amaro, fundador da UniPlaces, João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria, e Paddy Cosgrave, fundador e CEO do Web Summit.

Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação Inovação e Ciência, subiu aos palcos na terça-feira, dia 8, em sessões sobre a Europa, as cidades e a economia digital, acompanhado de oradores como Gillian Tans, presidente e CEO do booking.com, Mathieu Nebra, co-fundador da OpenClassrooms ou Ann Mettler, “head” do Centro de Estratégia Política Europeia da Comissão Europeia.

Esta quarta e quinta-feira são ainda mais os nomes falar um pouco sobre a sua experiência aos mais de 50.000 participantes presentes. Tiago Paiva, co-fundador da TalkDesk, vai partilhar com Dave McClure, fundador do 500 Startups, o palco da sessão “From Lisbon to Silicon Valley and back”; já Diogo Mónica, chefe da segurança da Docker, vai falar sobre “Ethical Data” e debater como podemos usar a quantidade maciça de dados que recolhemos diariamente de uma forma ética, e que problemas têm que ser tidos em conta.

Pedro Oliveira, professor de Inovação e fundador do projeto Patient Innovation, e Francisco Veloso, dean da Católica Lisbon School of Business & Economics, vão estar presentes na HealthConf para a cerimónia de entrega dos Patient Innovation Awards, que distingue sete projetos no âmbito da iniciativa. Depois da cerimónia, haverá espaço para um painel de debate sobre como a inovação feita por pacientes pode ajudar a impulsionar os cuidados de saúde.

A Web Summit, que está em Lisboa pela primeira vez este ano, decorre até quinta-feira na FIL e Meo Arena.