Alumni talks no feminino celebra o Dia da Mulher no Técnico

Edição especial do evento organizado pelo Núcleo de Apoio ao Estudante juntou mulheres com carreiras promissoras que passaram pelo Técnico e atuais alunas.

“É sempre bom voltar a casa”, dizia Paula Panarra, Diretora da Microsoft Portugal, à entrada da sala que recebia mais uma edição das “Alumni talks”, um evento organizado pelo NAPE-IST– Núcleo de Apoio ao Estudante do Instituto Superior Técnico, desta feita inteiramente dedicada à mulher. A acompanhar Paula Panarra, estavam outras alumnae, que depois da passagem pelo Técnico alcançaram o sucesso, e regressaram, esta quarta-feira, para trocar experiências e conselhos com as atuais alunas.

Durante cerca de duas horas, o momento foi de partilha. Num ambiente informal, com um apetrechado pequeno-almoço à disposição, as experiências profissionais e os episódios académicos preencheram as conversas. “Falamos sobretudo dos desafios de ser mulher e de ter uma carreira, e das escolhas que devem ser feitas”, conta outra das convidadas, Isabel Guerreiro, Diretora Sénior do Santander Totta.

O nervosismo das cerca de trinta alunas do Técnico, espalhadas pelas cinco mesas, rapidamente foi substituído pela curiosidade. “Termos este contacto com pessoas que já estão no mundo profissional é muito importante, ouvir conselhos, perceber escolhas”, explicava Filipa Neves, estudante de engenharia informática.

A essência da mulher no mundo do trabalho não ficou de fora da conversa. A engenharia como um mundo tradicionalmente de homens, e o domínio masculino no mercado de trabalho, foram desmistificados pelas convidadas. Para Isabel Guerreiro “cabe-nos a nós, como mulheres, mudar essa perspetiva e estamos a fazê-lo”. A ideia foi complementada por Cristina Fonseca, co-fundadora da Talkdesk: “És julgada por aquilo que fazes e não por aquilo que és”.

À medida que o tempo passava, os conselhos multiplicavam-se.“ Arriscar”, “acreditar” e “inovar”, foram verbos que se ouviram várias vezes. “O mundo vai ser feito de diversidade e de equilíbrio, e o meu principal conselho parte daí: não desistam que há imensas coisas para fazer pela frente”, recomendava a diretora da Microsoft Portugal.

Além de Paula Panarra, Cristina Fonseca e Isabel Guerreiro, também Ana Dias Fonseca, co-fundadora da biosurfit, Joana Novais, “Senior Business Planning Analyst” na Novartis, e várias docentes do Técnico marcaram presença na sessão das “Alumni Talks”.

No final da sessão, a aluna Filipa Neves, partilha um dos conselhos que a alumna, que ocupou a sua mesa lhe passou: “façam aquilo que quiserem, não se sintam pressionadas para fazer aquilo que é suposto fazer e sintam sempre aquilo que vocês querem fazer”.