Campus e Comunidade

Alumni Talks voltam a colocar estudantes atuais e antigos estudantes do Técnico a interagir

Sete alumni regressaram ao Técnico para esclarecer dúvidas e conversar com estudantes sobre o seu percurso profissional.

As portas do Salão Nobre voltaram a abrir-se no dia 16 de outubro para receber a primeira edição das Alumni Talks deste ano letivo, um evento que pretende fortalecer a ligação entre os alumni e os atuais estudantes do Instituto Superior Técnico, com o objetivo de proporcionar uma visão clara sobre o mundo profissional que os aguarda.

“Esta iniciativa encaixa-se em três grandes objetivos estratégicos: abrir o Técnico à sociedade, fomentar o contacto dos alumni com o que está a ser feito na instituição, e expor os nossos estudantes, o mais precocemente possível, à vida que os espera quando saírem daqui”, enquadrou Rogério Colaço, presidente do Técnico. Destacou ainda a evolução cultural do Técnico ao longo dos seus 38 anos de ligação à instituição, mencionando que a rede Alumni conta atualmente com mais de 3500 membros.

As Alumni Talks desta edição contaram com a participação de alumni de diversas áreas que têm vindo a destacar-se nas suas carreiras. Entre eles, Cristina Marques (alumna de Engenharia Civil e Partner na AMROP); João Batalha (alumnus de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Partner Marketing na Microsoft); Silvia Ribeiro (alumna de Engenharia Mecânica e Business Development Manager na Siemens); João Graça (alumnus de Engenharia Informática e de Computadores e CTO e Co-Founder da Unbabel); Pedro Andrade (alumnus de Engenharia Informática e de Computadores e Digital Manager na Fundação Santander); Miguel Monteiro (alumnus de Engenharia e Gestão Industrial e Diretor de Operações e Cadeias de Abastecimento na Visteon); e Jorge Cerejo (alumnus de Engenharia Biomédica e Data Scientist na Luz Learning Health).

A vice-presidente para a Gestão Financeira do Técnico, Isabel Dias, agradeceu também aos alumni presentes, destacando que “há vida além do Técnico e depois do Técnico”, incentivando os estudantes a participarem nestas iniciativas e os alumni a voltarem sempre à casa que os formou. O apoio da Fundação Santander, representada por Pedro Andrade, Digital Manager, foi também reconhecido como fundamental para a realização do evento.

As conversas abordaram temas como a conciliação entre a vida pessoal e profissional e a transição de engenheiro para gestor. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas.

“Como estudante e tendo estudado cinco anos num curso muito técnico, senti que no final me faltava proximidade ao mercado, perceber o que me esperava lá fora”, afirmou Cristina Marques. “Iniciativas como estas são muito importantes pois permitem aos estudantes terem acesso ao mundo real”, concluiu.

João Batalha, quando questionado sobre a importância destas iniciativas, recordou que a sua primeira interação com empresas aconteceu apenas no último ano de curso, na Jobshop. “O Técnico tem alumni espalhados por todo o lado e pode trazer diferentes realidades aos estudantes”, salientou.

“Como estudante, estamos preocupados com várias coisas, e ter alguém com experiência e que já passou pelo que vamos passar tem muito valor”, afirmou Mehmet Akif.

Já Silvia Ribeiro, alumna de Engenharia Mecânica, concluiu: “É um privilégio para nós ouvir as vossas perguntas”.