Alumnus do Técnico galardoado com as prestigiadas Sloan Research Fellowships

Pedro Lopes foi um dos 20 selecionados na área de Informática para receber uma bolsa com a duração de dois anos, no valor de 75 mil dólares.

Pedro Lopes, antigo aluno do Técnico e professor auxiliar na Universidade de Chicago, compõe o leque de 118 investigadores laureados com as Sloan Research Fellowships 2022, um programa de bolsa de estudos que distingue cientistas extraordinários cuja criatividade, inovação e contributos na sua área de investigação os fazem sobressair como a próxima geração de líderes. Os galardoados recebem um prémio monetário no valor de 75 mil dólares que deverá ser usado, num período de dois anos, em despesas relacionadas com a investigação.

“Os Sloan Research Fellows de hoje representam os líderes científicos de amanhã”, realça Adam F. Falk, presidente da Fundação Alfred P. Sloan. “Como jovens académicos formidáveis, já estão a moldar a agenda da investigação dentro dos seus respetivos campos – e o seu percurso não vai acabar aqui”, sublinha ainda.

Os bolseiros de 2022 pertencem a um leque diversificado de 51 instituições nos EUA e Canadá, distinguidos nas várias áreas que o programa contempla. O alumnus do Técnico está entre os 20 selecionados na área de Informática.

Pedro Lopes lidera o Human Computer Integration Lab, um grupo de investigação centrado na integração de interfaces informáticas com o corpo humano. De acordo com o site da Universidade de Chicago, o investigador desenha, constrói e estuda dispositivos interativos “que se vestem” e que através de estímulos elétricos musculares ativam o movimento, ou simulam e estimulam a sensação de toque, de olfato, de temperatura, entre outras, de forma a criar ambientes virtuais mais realistas.

Apesar de ainda curta, a carreira do antigo aluno tem sido pautada pelo sucesso, somando várias distinções de relevo, entre os quais o NSF Career atribuído no ano passado. O seu trabalho foi apresentado e premiado em conferências de alto nível (ACM, CHI e UIST) e demonstrado em locais como o SIGGRAPH e o IEEE Haptics. Como parte da sua investigação, Pedro Lopes expôs no Ars Electronica 2017, na Science Gallery Dublin e no World Economic Forum em São Francisco.

Antes de ingressar na Universidade de Chicago (2019), Pedro Lopes fez o seu doutoramento em Human Computer Interaction no Hasso Plattner Institut (Alemanha), mas antes passou pelo Técnico onde completou o mestrado em Engenharia Informática e de Computadores.  O seu trabalho de doutoramento valeu-lhe o “Prémio de Melhor Dissertação de Doutoramento” da Universidade de Potsdam.

Atribuídas desde 1955, as Sloan Research Fellowships são um dos prémios mais prestigiados à disposição de jovens investigadores, em parte porque os investigadores que no passado tiveram a honra de ser laureados acabaram por se tornar figuras de destaque na ciência. Abertas a académicos em sete áreas científicas e técnicas – Química, Informática, Ciência do Sistema Terrestre, Economia, Matemática, Neurociência e Física – as Sloan Research Fellowships são concedidas em estreita coordenação com a comunidade científica. Os candidatos devem ser nomeados pelos seus colegas e os vencedores são selecionados por painéis independentes de académicos, tendo por base as realizações conseguidas na sua investigação, mas também a criatividade e o potencial para se tornar um líder na sua área. Mais de 1000 investigadores são nomeados todos os anos.

Fundada em 1934, a Fundação Alfred P. Sloan é uma instituição sem fins lucrativos que se dedica a melhorar o bem-estar de todos através do avanço do conhecimento científico.