Professor do Técnico recebe Google Faculty Research Award

Na edição de 2017 deste prémio, o professor Rodrigo Miragaia Rodrigues do Departamento de Engenharia Informática do Técnico foi um dos 14 contemplados na área de Sistemas.

O docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Técnico, o professor Rodrigo Miragaia Rodrigues, recebeu um Google Faculty Research Award, sendo o único professor português contemplado na conceituada lista de premiados de 2017. Os Google Research Awards são prémios concedidos anualmente para apoiar o trabalho desenvolvido nas melhores universidades do mundo, pretendendo apoiar as pesquisas de ponta em diversas áreas relevantes e diretamente relacionadas com a linha de atuação da empresa, mas também identificar e fortalecer relações de colaboração de longo prazo com essas instituições.

Nesta edição, os prémios receberam 1033 candidaturas provenientes de 46 países e mais de 360 universidades, um processo do qual resultou a listagem dos 152 projetos financiados, tendo grande parte deles ligação com as áreas de machine learning, computer interaction, machine perception e Sistemas. “Para mim é de realçar ser um processo muito competitivo, como se pode comprovar pela notoriedade dos investigadores e das instituições que receberam o prémio este ano”, frisa o docente do DEI. “A meu ver isto constitui um reconhecimento da qualidade da investigação em Engenharia Informática que é feita no Técnico e em Portugal”, acrescenta ainda o professor Rodrigo Miragaia Rodrigues.

As áreas de investigação do professor do Técnico, e dentro das quais conseguiu este apoio, são os sistemas distribuídos e o cloud computing. O seu currículo inclui já vários prémios e distinções, incluindo a primeira “ERC Grant” na área da informática em Portugal, recebida em 2012.