Alumnus do Técnico premiado na área da medicina regenerativa

Miguel Castilho recebeu o prémio Robert Brown Early Career Investigator por “feitos excepcionais no campo da engenharia de tecidos e investigação em medicina regenerativa”.

Licenciado e mestre em Engenharia Mecânica e doutorado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico, Miguel Castilho aliou conhecimentos destas duas áreas para dedicar-se ao ramo da engenharia de tecidos no seu trabalho de investigação nos últimos anos. O alumnus do Técnico foi, no final de junho, premiado com o prémio Robert Brown Early Career Investigator no congresso mundial da Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society por “feitos excepcionais no campo da engenharia de tecidos e investigação em medicina regenerativa durante as fases iniciais de carreira, com evidências claras de um perfil em crescimento”.

O comité que galardoou o investigador, atualmente na Eindhoven University of Technology (TU/e), justificou a atribuição do prémio com “o trabalho pioneiro envolvendo vários tecidos, a par da sua experiência interdisciplinar envolvendo engenharia mecânica e biomédica”. “Exemplos deste trabalho incluem tecnologias para criar tecido cardíaco vascularizado e estruturas de biomateriais para tratamento personalizado de doenças de medula óssea e atrofia muscular”, lê-se ainda neste comentário.

Na sua investigação, Miguel Castilho procura mimetizar tecidos encontrados no corpo humano – como ossos, cartilagens ou tendões – para que, em vez de haver recurso à substituição cirúrgica de tecidos afetados, possa ocorrer uma regeneração desses tecidos a partir dos materiais biofabricados implantados no local. Assim, dá-se a substituição gradual do tecido implantado por tecido saudável gerado pelo organismo.

Em 2017, o antigo aluno do Técnico foi distinguido com o prémio internacional em Medicina Regenerativa e Biofabricação, na Conferência Internacional de Biofabricação.