Alumnus do Técnico vence prémio da APRH para Jovens Investigadores

A tese de mestrado de Filipe Fernandes foi distinguida pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) distinguiu a dissertação de mestrado do antigo aluno do Técnico, Filipe Fernandes, com o Prémio APRH para jovens investigadores. O alumnus do Técnico foi o distinguido no biénio de 2018-2019 na categoria de teses de mestrado pelo seu trabalho no qual demonstra o papel que as Centrais Hídricas Reversíveis têm no Sistema Elétrico e nos Mercados de Energia. Esta não é a primeira vez que o valor deste trabalho rubricado por Filipe Fernandes é reconhecido, tendo arrecadado em 2018 o segundo lugar do Prémio APREN.

Revelando o orgulho que este prémio lhe suscita, o alumnus do Técnico assume que esta segunda distinção entregue ao seu trabalho tem um “valor especial”. “Não só porque vem confirmar a qualidade deste trabalho, mas também porque reconhece a sua relevância e impacto não apenas no cenário global das energias renováveis, mas, em particular, na gestão em mercado dos recursos hídricos com soluções tecnologicamente inovadoras”, explica.

Na dissertação de mestrado distinguida, Filipe Fernandes desenvolveu um modelo de análise de comportamento de portfólios de centrais de produção de energia em mercado, centrado em Centrais Hídricas Reversíveis. Para o alumnus este modelo, assim como a atualidade do tema e os casos de estudo utilizados no trabalho têm contribuído o reconhecimento por parte de entidades tão importantes nesta área.

O talento do antigo aluno do Técnico não escapou a uma das principais empresas da área da energia, a EDP, onde Filipe Fernandes se encontra a trabalhar neste momento. De acordo com o alumnus “estas temáticas da gestão sustentável e valorização em mercado dos recursos energéticos estão no centro da atividade e no mindset não só da gestão de topo da empresa, mas de todos os colaboradores” e por isso mesmo poderá certamente continuar a explorar este campo com que tanto se identifica.

Filipe Fernandes tem tentado também não perder o contacto com o desenvolvimento académico e investigação nestas temáticas. “Depois de terminar este trabalho e na sequência do mesmo – uma vez que foi uma área que me entusiasmou bastante e na qual decidi investir- tive oportunidade de tirar uma Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Energias Renováveis, o que me permitiu manter atualizados e aprofundar os meus conhecimentos”, recorda. Também com o mesmo propósito tem sido presença assídua em conferências internacionais e seminários da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o que lhe tem permitido acompanhar as mudanças e o potencial impacto no funcionamento dos mercados da implementação da Electricity Balancing Guideline (EB GL).

Para o antigo aluno do Técnico “estes galardões são, sobretudo, o reconhecimento de um percurso, de um trabalho e das competências que tive oportunidade de desenvolver na área dos mercados de energia, da gestão sustentável e da valorização dos recursos energéticos renováveis”. Filipe Fernandes considera que a transição energética “que estamos e temos obrigatoriamente que atravessar no sentido da descarbonização e da produção sustentável, tornam esta área bastante interessante e com grande potencial de abrir novas portas no futuro”. Por isso mesmo e tendo em conta “o empenho da EDP nestas temáticas”, o antigo aluno acredita também que estes galardões também lhe podem vir a “abrir novas portas na empresa”.