Alumnus do Técnico vence Prémio de Mérito da AP2SI

O galardão conquistado por Fábio Gomes tem um valor pecuniário de 1000 euros.

Fábio Gomes, antigo aluno do Instituto Superior Técnico conquistou a 5.ª edição do Prémio de Mérito da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI), com o trabalho Cryptojacking Detection with CPU Usage Metrics. O alumnus faz questão de agradecer à AP2SI pela distinção que para si representa “o culminar de muitos anos de trabalho no Técnico e não só” e o reconhecimento de “que a Tese que desenvolvi tem valor para o mundo da segurança informática”. O prémio tem um valor pecuniário de 1000 euros.

O trabalho, orientado pelo professor Miguel Pupo Correia, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI), teve como principal objetivo o desenvolvimento de um mecanismo de deteção de técnicas de cryptojacking baseado na monitorização de métricas de CPU e análise via machine learning. “A ideia era focar um dos problemas que ocorre quando se está a minar moedas através do browser e tentar arranjar forma de o detetar recorrendo a machine learning, reduzindo ao máximo tanto os falsos positivos como os falsos negativos”, explica o alumnus. “Foram encontrados vários algoritmos que se adequavam aos dados fornecidos, assim como métodos e condições de melhoria para estes algoritmos, como é o caso da existência de múltiplos Cores no CPU para se obter melhores resultados”, acrescenta.

Fábio Gomes partilha que o tema da sua dissertação lhe foi sugerido pelo professor Miguel Pupo Correia e aproveita a oportunidade para tecer os vários elogios ao seu orientador. “Posso afirmar ser um dos melhores professores e pessoas que encontrei durante o meu percurso no Técnico”, declara.

Os trabalhos a concurso foram analisados pelo júri do galardão “nas vertentes de Qualidade Académica, Aplicabilidade Prática, Originalidade e Pertinência atual do tema”, tal como se pode ler na página da AP2SI.

O antigo aluno do Técnico trabalha na área de segurança informática há cerca de 5 anos, tendo iniciado esta jornada profissional ainda no decorrer do mestrado. “Quando estava a começar o Mestrado, a Integrity deu-me a oportunidade de trabalhar como Pentester. Como era exatamente o que eu queria fazer, não tive de pensar muito para aceitar”, recorda.

Hoje em dia, Fábio Gomes faz “exatamente aquilo que idealizava há uns anos”, e a paixão pelo faz está em cada afirmação que profere. “É uma área muito interessante, mas também muito desafiante. Não se pode estagnar de forma nenhuma, tem que se estar constantemente a aprender e a melhorar para não se ficar para trás”, remata.

Criada em 2012, a AP2SI, uma associação de direito próprio sem fins lucrativos tem como missão aumentar a consciencialização em Portugal para as questões da segurança da informação através da promoção de boas práticas, eventos de divulgação, conferências, entre outros.

O prémio de mérito atribuído pela associação distingue dissertações que tenham sido discutidas e publicadas para a obtenção do grau de mestre, realizadas em instituições do ensino superior em território nacional, no decorrer do ano transato à sua atribuição. O conteúdo da tese “deve estar relacionado com o tema da Segurança da Informação ou vertentes habitualmente associadas tais como, mas não limitadas a Privacidade de Dados, Segurança Informática, Auditoria em Sistemas de Informação ou Cibersegurança”, como é referido no regulamento do galardão.