Prémio da Gulbenkian atribuído a jovens investigadores do Técnico

Fábio Cruz, Victor Hariton e Vera Gomes receberam prémio de Estímulo à Investigação Científica pela Fundação Calouste Gulbenkian nas áreas de Ciências da Terra e do Espaço, de Física e de Química.

A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou, na semana passada, os vencedores da edição de 2016 do prestigioso Programa de Estímulo à Investigação. Três dos oito investigadores distinguidos são do Instituto Superior Técnico: Fábio Cruz e Victor Hariton pertencem ao Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) e Vera Gomes está no Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA).

Fábio Cruz foi premiado pelo seu trabalho na área das Ciências da Terra e do Espaço, onde apresentou o projeto “Multiscale Modeling of Pulsar Magnetospheres”. Os objetivos do projeto consistem em modelizar o processo de formação do plasma de positrões e eletrões que envolve objetos astrofísicos compactos, como estrelas de neutrões, através de simulações computacionais de primeiros princípios, e integrar esse processo em modelos globais que permitam determinar os principais processos radiativos dos plasmas nestes ambientes extremos. Fábio Cruz é estudante de doutoramento no âmbito do programa doutoral APPLAuSE do IPFN, e os seus interesses científicos centram-se na área de plasmas espaciais e astrofísicos.

Victor Hariton viu distinguida a sua candidatura com o título “Fab-Laser – Femtosecond ablation of biological samples with shaped laser pulses”, na área da Física. O trabalho proposto pretende responder ao desafio de como criar impulsos laser de curta duração e forma programável que permitam otimizar a interação com materiais, em particular com aplicação tecidos de interesse biológico. Victor Hariton concluiu recentemente o Mestrado em Engenharia Física Tecnológica no Técnico, e está interessado em modelização e design de lasers ultracurtos de alta energia e a sua aplicação em áreas industriais e científicas.

Os dois estudantes desenvolvem a sua atividade científica no seio do Grupo de Lasers e Plasmas (GoLP) do IPFN, grupo que já teve três outros investigadores a receber este prémio em edições anteriores.

Já Vera Gomes foi premiada na área da Química, com o trabalho “Aliança entre a Ciência e o Património Cultural construído em pedra: Otimização de tecnologias de limpeza de graffiti”. A estudante de Mestrado em Conservação e Restauro da FCT NOVA é orientada pela professora Amélia Dionísio, que investiga na área da Geoquímica, Geomicrobiologia e Mineralogia, no CERENA.

A Fundação Calouste Gulbenkian instituiu o Programa de Estímulo à Investigação com o objetivo de promover, entre os mais novos, a criatividade e a qualidade na atividade de investigação científica. O programa destina-se a jovens investigadores, com idade inferior a 26 anos, que trabalhem em instituições portuguesas. O prémio tem o valor monetário de €12.500, sendo que €2.500 vão para o investigador e €10.000 para a instituição de acolhimento onde é desenvolvida a investigação.